A Praça Marquês de Marialva tornou-se o epicentro das marchas populares de Cantanhede em honra de São Pedro, padroeiro da cidade. O desfile realizou-se este domingo, 30 de junho, e reuniu mais de 600 marchantes em representação de nove agremiações e foi organizado pelo Município de Cantanhede, com o apoio da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça.
A tradição popular fortemente enraizada na comunidade e que retrata antigas e atuais vivências do quotidiano das comunidades locais- as marchas populares- juntaram milhares de pessoas, com maior expressão na Praça Marquês de Marialva. Os marchantes iniciaram o percurso na Rua dos Bombeiros Voluntários, junto à loja do Cidadão, seguindo pela Rua dos Namorados, Largo D. João Crisóstomo de Amorim Pessoa e Rua Marquês de Marialva.
Participaram na edição deste ano as marchas da Gira Sol, Sepins, Tocha, Febres, Arrôtas, Fontinha, Vilamar, Cantanhede e Murtede, num total de 632 participantes.
As coreografias apresentadas pelos grupos de marchantes retrataram temas diversos como Arrôtas em Flor (Marcha das Arrôtas), Santos Populares (Marcha de Cantanhede), a Missão das Plantas (Marcha da Gira Sol), Febres, Terra de Ouro (Marcha de Febres), Fontinha Encanta e a Marcha Dança! (Marcha da Fontinha), Conto Mágico (Marcha de Sepins), Tradições da Minha Aldeia (Marcha da Tocha), É Peixe do Nosso Mar (Marcha de Vilamar) e os 50 Anos do 25 de Abril (Marcha de Murtede).
À semelhança dos anos anteriores, o desfile em Cantanhede surgiu na sequência do realizado em honra de S. João, na Praia da Tocha, a 21 de junho. Também promovido pela Câmara Municipal, em parceria com a Junta de Freguesia da Tocha e a Associação de Moradores da Praia da Tocha, o evento marcou o início de um vasto programa de animação cultural preparado pela autarquia para a época balnear em curso.
No âmbito das celebrações dos santos populares, outros desfiles decorreram em vários locais do concelho, nomeadamente em Febres, Pocariça, Vilamar e Murtede.