Assine já


Mealhada // Sociedade  

Mealhada revalida nota máxima como Município Amigo da Juventude

Para o vereador com o pelouro da Juventude, Hugo Alves Silva, esta distinção “reforça o compromisso da Câmara da Mealhada com os seus jovens e abre mais espaço para a manutenção e criação de políticas amigas da juventude”.

O Município da Mealhada recebeu esta quinta-feira, dia 11 de julho, em Loures, o selo e bandeira de Município Amigo da Juventude, na categoria máxima de cinco estrelas, revalidando o estatuto alcançado no ano passado.

A Mealhada é um dos 18 municípios do país na categoria máxima destes galardões, atribuídos anualmente pela FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis, posicionando-se ao lado de municípios como Cascais, Porto, Gaia, Vila Franca de Xira ou Portimão.

Para além do momento da entrega da bandeira e diploma, a Mealhada foi um dos municípios em destaque na apresentação de boas práticas, no decorrer desta cerimónia do IV Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude, em Loures, numa sessão que contou com a presença da Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, que encerrou o encontro, acompanhada pela vice-presidente da Câmara de Loures, Sónia Paixão, e por Marco Santos, presidente FNAJ, entre outras entidades.

Para o vereador com o pelouro da Juventude, Hugo Alves Silva, esta distinção “reforça o compromisso da Câmara da Mealhada com os seus jovens e abre mais espaço para a manutenção e criação de políticas amigas da juventude”.

Por outro lado – continua o autarca – “premeia o esforço de toda uma equipa com este foco muito direcionado para a valorização dos nossos jovens e das suas ações, assim como distingue a nossa juventude que tem sido incansável na adesão a todas as iniciativas do município nesta área, permitindo que possamos cumprir os dois principais objetivos a que nos propusemos junto dos jovens: ouvir e aproximar”, completou.

Esta distinção máxima conseguida pela Mealhada deve-se ao facto de cumprir, totalmente, os critérios da FNAJ relacionados com as políticas de juventude implementadas, como sejam a partilha e reflexão conjunta sobre a cocriação, cogestão, coprodução e coexecução de políticas locais.

Para a manutenção deste galardão foram fundamentais as ações da marca aglutinadora da juventude local, “Zona 231”, o Comunica-te Jovem!, o “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas na Mealhada”; o envolvimento dos jovens como embaixadores do projeto de compostagem “CompostaME, a criação do Autocarro da Juventude e o festival da Juventude 231 FEST.

A FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis é a estrutura representativa de mais de mil Associações Juvenis de base local e regional em Portugal e que, por sua vez, movimentam um universo de cerca de meio milhão de jovens. Em 2020, fundou a Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, uma plataforma de contacto que pretende impulsionar a implementação de políticas de juventude. Esta rede, que conta com 180 municípios, é pioneira na sua conceção e encontra-se assente em três eixos: estratégias de políticas de juventude, boas práticas municipais e sinergias de políticas locais de juventude.