Assine já


Oliveira do Bairro // Sociedade  

Oliveira do Bairro tem o maior aumento populacional da região de Aveiro

A população de Oliveira cresceu 9,5% numa década, representando o maior crescimento da região de Aveiro, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O concelho de Oliveira do Bairro teve o maior aumento populacional da Região de Aveiro, em termos relativos, entre os anos de 2013 e 2023. De acordo com as “Estimativas Provisórias de População Residente em Portugal” para 2023, divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o município cresceu, em dez anos, 9,53%, passando de 22.874 para 25.055 habitantes.

Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, realça “o enorme aumento do número de habitantes nos últimos dois anos, tendo em conta que passámos de um crescimento de 0,5%, segundo o Censos 2021, para quase 10% em 2023”.

As razões apontadas pelo autarca para este facto enquadram-se, principalmente, em dois níveis: “por um lado, os vários serviços e medidas direcionadas para a população migrante, como o nosso Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes, o programa Porta de Entrada ou os projetos Oliveira do Bairro Acolhe e Oliveira do Bairro Mundo de Gentes, para além dos cursos que promovemos de ‘Português Língua de Acolhimento’, que têm atraído e fixado muitos migrantes sem qualquer ligação familiar ao nosso território, e por outro as condições e a qualidade de vida que temos no concelho, e que passa por uma taxa muita baixa de desemprego, a que acresce a aposta que estamos a fazer no alargamento das nossas zonas industriais, pela qualidade e diversidade dos nossos equipamentos de ensino e pelo acesso fácil à cultura e a espaços comerciais e de lazer”.

A habitação é também um problema no concelho, mas Duarte Novo explica que “já foram dados passos concretos para a resolução deste problema, nomeadamente com a criação da Estratégia Local de Habitação, que prevê um investimento na ordem dos 6,3 milhões de euros, num período de seis anos”.

O crescimento populacional do concelho é ainda mais relevante tendo em conta que, apenas “pouco mais de um terço dos concelhos (110) viram o número de residentes aumentar, sendo que uma dúzia registou um crescimento inferior a 1%”.