Depois do Prólogo, esta quarta-feira, na cidade de Águeda, é de Anadia, e à semelhança do ano passado, que parte a 1.ª etapa da 85.ª Volta a Portugal em Bicicleta. Será já amanhã, quinta-feira, 25 de julho, ligando Sangalhos a Miranda do Corvo, numa extensão de 158,2km.
A partida simbólica está marcada para as 13h15, junto ao CAR – Centro de Alto Rendimento de Anadia/Velódromo Nacional de Sangalhos. A partida real será dada pelas 13h30, na variante à EN235 (variante da Moita), junto ao parque de merendas, em Alféloas. O pelotão segue depois em direção à cidade de Anadia, passando pela Avenida das Laranjeiras, Rua do Mercado, Avenida José Luciano de Castro e Avenida 25 de abril, seguindo em direção à EN1/IC2.
O pelotão é composto por cerca de 119 ciclistas, em representação de 17 equipas: nove portuguesas, cinco espanholas, uma austríaca, uma mexicana e uma norte-americana. De referir que a prova começa hoje, 24 de julho, em Águeda, com um prólogo de 5,6km, e termina a 4 de agosto, em Viseu, com um contrarrelógio individual de 26,7km.
Importância para o concelho
Para o vice-presidente da Câmara de Anadia, Jorge Sampaio, receber a Volta a Portugal no Município reveste-se de “uma grande importância”, designadamente a duas dimensões. Por um lado, “promover Anadia, Sangalhos e o Velódromo Nacional, dando a conhecer ao mundo do ciclismo aquilo que têm sido os investimentos do Município, na área do Ciclismo, ao longo de todos estes anos”.
Por outro lado, “respeitar a história e a tradição”. Jorge Sampaio sublinha que “Sangalhos e Anadia têm um longa história no ciclismo. Acho importante que a Volta a Portugal tenha uma participação ativa em Anadia”. “Queremos que seja um grande dia para o ciclismo nacional, mas, acima de tudo, um grande dia para o ciclismo de Sangalhos e de Anadia”, afirma.
De salientar que o Município de Anadia tem vindo a apostar, cada vez mais, na promoção desta modalidade, nomeadamente criando infraestruturas para a sua prática, que têm sido usadas por cidadãos nacionais e estrangeiros; apoiando eventos desportivos, como a Volta a Portugal Feminina e outras provas ciclisticas; bem como patrocinando atletas locais e apoiando associações que se dedicam às duas rodas.
O Município de Anadia apela à boa compreensão de todos munícipes para os eventuais constrangimentos na circulação rodoviária que a partida e a passagem dos ciclistas pelas estradas do concelho possam provocar.