Assine já


Aveiro // Educação // Região  

Universidade de Aveiro abre candidaturas a cursos Técnico Superior Profissional

Um novo ano letivo aproxima-se e com ele mais uma oportunidade de melhorar as competências técnicas e profissionais através de um curso Técnico Superior Profissional. A Universidade de Aveiro (UA) disponibiliza 18 cursos em artes e humanidades, ciências da engenharia e tecnologias e ciências económicas e sociais, em regime diurno ou pós-laboral, em cinco cidades da região: Águeda, Aveiro, Estarreja, Oliveira de Azeméis e Oliveira do Bairro.

Para frequência no ano letivo 2024 – 2025, a 1.ª fase de candidaturas decorre de 15 de julho a 2 de agosto e a 2ª fase de 18 a 22 de setembro de 2024.

Os cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP) são um tipo de formação superior de curta duração não conferente de grau. A conclusão de um curso desta natureza confere um diploma equivalente ao nível 5 do Quadro Nacional de Qualificação (qualificação não superior, de nível pós-secundário).

Podem candidatar-se aos CTeSP os titulares de um curso de ensino secundário ou de uma habilitação legalmente equivalente, os titulares de um diploma de especialização tecnológica ou de um diploma de técnico superior profissional. Os titulares de grau de ensino superior que procurem uma requalificação profissional também podem candidatar-se.

O ingresso nos cursos CTeSP da UA encontra-se condicionado à detenção de conhecimentos e aptidões correspondentes ao nível do ensino secundário nas áreas relevantes para o curso, aferidas pela aprovação em disciplinas das áreas consideradas indispensáveis à frequência do curso CTeSP a que se candidata.

Todos os CTeSP têm estágio integrado e este decorre em empresas e entidades que desenvolvem atividades profissionais no domínio para que o qual o curso prepara o aluno.

A candidatura é submetida através de uma plataforma online e decorre mediante a abertura de um edital.

Os CTeSP continuam a ser uma aposta da UA na promoção da formação contínua, requalificação profissional e resposta às necessidades do tecido empresarial da região de Aveiro.

A evolução desta oferta formativa revela-se muito positiva, verificando-se aproximadamente um aumento em 25 por cento nas candidaturas submetidas e redução nas vagas por preencher em 10 por cento.

Podem ser obtidas mais informações no site da Universidade de Aveiro.