Assine já


Águeda // Sociedade  

Greve na ERSUC pode condicionar recolha do lixo em Águeda

A Câmara de Águeda solicita que não sejam depositados resíduos (de quinta-feira a domingo), devido à greve dos funcionários da ERSUC.

 A Câmara Municipal de Águeda emitiu um aviso à população para que não depositem os seus resíduos nos equipamentos destinados a esse fim, nos próximos dias. Segundo a autarquia, os funcionários da ERSUC, empresa responsável pela recolha e tratamento de resíduos sólidos, emitiram um aviso de greve, que poderá afetar a recolha de lixo no concelho.

Em nota enviada à comunicação social, a autarquia aguedense explica que “o STAL – Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins emitiu um aviso de greve para realizar, na ERSUC, até domingo, dia 18 de agosto, um facto que poderá condicionar a receção de resíduos na Unidade de Tratamento Mecânico Biológico (UTMB) de Eirol”.

Ciente de que esta greve poderá afetar o normal funcionamento da receção de resíduos sólidos urbanos e recicláveis, a Câmara Municipal de Águeda “solicita a melhor compreensão por parte da população, apelando a que não depositem os seus resíduos nos equipamentos destinados para esse fim, nos dias mencionados.”

Segundo apurámos, a greve terá início às 00h00 de quinta-feira, dia 15 de agosto, e prolongar-se-á até às 00h00, de domingo, dia 18 de agosto, devendo todos os serviços estar normalizados na segunda-feira, dia 19 de agosto.

A autarquia frisa ainda que “perante a incerteza de estarem garantidos os serviços mínimos nas entregas de resíduos em Eirol”, os cidadãos devem “procurar usar os contentores no mínimo indispensável e adotarem comportamentos que evitem a acumulação de resíduos na via pública.”