Assine já


Mealhada // Sociedade  

Novos computadores chegam à Biblioteca da Mealhada

Os seis novos computadores dispõem de webcam e auscultadores com microfone.

A Biblioteca Municipal da Mealhada colocou ao serviço dos seus utilizadores seis novos computadores, integralmente financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

“Com a renovação do equipamento informático, a Biblioteca torna-se num espaço ainda mais moderno e eficiente, capaz de acompanhar as exigências tecnológicas atuais”, avança nota da autarquia.

Os novos equipamentos dispõem de webcam e auscultadores com microfone. “Acesso gratuito à internet, condições melhoradas para trabalhos digitais e uma vasta gama de recursos online proporcionam uma experiência enriquecedora, transformando este espaço municipal num centro dinâmico e bem equipado para os seus utilizadores”, lê-se ainda na nota de imprensa.

A sua utilização é gratuita, sendo apenas necessária a inscrição como utilizador na Biblioteca Municipal.

Através desta aquisição, as Bibliotecas Municipais passam a ter maior capacidade de resposta face às exigências tecnológicas atuais, às necessidades dos utilizadores e aos desafios do acesso à informação online, com vista a apoiar a transição digital e o desenvolvimento de competências de literacia dos cidadãos.

O investimento, financiado a 100% PRR, foi possível em virtude da celebração de um contrato de financiamento entre o Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC) e a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), para a renovação dos equipamentos informáticos disponíveis ao público na Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Coimbra (RIB-RC).

O projeto contou também com o apoio da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), enquanto parceiro técnico do GEPAC na seleção e acompanhamento das bibliotecas integradas na Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP).

Este contrato de financiamento inclui também a aquisição de um serviço de agregador de catálogos para a RIB-RC que, futuramente, permitirá o acesso único e a pesquisa centralizada e simultânea aos catálogos das dezanove Bibliotecas que integram a Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Coimbra.