Assine já


Águeda // Sociedade  

Aguedenses partem para aventura de 7.000km pela Europa num Mercedes de 1991

Gonçalo Estima, João Simões, Luís Pinto e Bruno Braz decidiram levar a cabo esta aventura no decorrer de um convívio.

A aventura começou no passado domingo, na Rua Luís de Camões, em Águeda, onde, pelas 11h, foi dado o ponto de partida simbólico, para uma viagem de perto de 7.000km pela Europa. Durante os próximos quinze dias, Gonçalo Estima, João Simões, Luís Pinto e Bruno Brás vão conduzir um clássico Mercedes 190d 2.5, atravessando nove países diferentes: Espanha, França, Alemanha, Áustria, Eslováquia, Hungria, Croácia, Eslovénia e Itália.

“No domingo [dia 8], ainda faremos uma paragem no Caramulo Motorfestival, onde o carro estará em exposição, e arrancamos por volta das 17h”, contou ao JB, o proprietário do velhinho Mercedes, dias antes da partida.

Promover carros clássicos, fomentar e reforçar laços de amizade e viver uma aventura carregada de desafios, são os grandes objetivos desta viagem, que junta quatro amigos que se conhecem desde os 6 anos de idade. Gonçalo Estima, licenciado em marketing e agora em mestrado, João Simões, licenciado em imagem médica e radioterapia, Luís Pinto e Bruno Braz, ambos estudantes em mestrado de engenharia mecânica, decidiram levar a cabo esta aventura no decorrer de um convívio.

Os quatro amigos, entre os 22 e os 23 anos, foram dando corpo ao projeto, mas, nos últimos meses, alguns percalços chegaram a pô-lo em risco. No início de abril, Gonçalo Estima levou o carro ao mecânico para uma intervenção simples, e o impensável aconteceu. “O carro caiu do elevador e esteve em reparação dois meses. Como se não bastasse, levei-o depois à inspeção e descobri que ele estava apreendido desde 2021, porque o antigo proprietário não tinha pago a última prestação.”

Pagou a multa de 50 euros e, depois de “muitas voltas”, entre IMT e PSP, lá se resolveu o problema. Nova inspeção feita, o Mercedes 190d 2.5 está pronto para as curvas e para juntar mais quase 7 mil quilómetros aos cerca de 950 mil que já tem. Se tudo correr conforme previsto, no dia 22 de setembro, os quatro jovens estarão de regresso a casa.

Gonçalo Estima deixa uma palavra final à Câmara Municipal de Águeda (cujo presidente fez questão de estar presente no momento da partida), à Junta de Freguesia da Trofa e aos restantes patrocinadores, cujo apoio foi fundamental para dar corpo a esta aventura.