Foto de arquivo
O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), José Ribau Esteves, ativou o Plano Municipal de Proteção Civil devido aos incêndios que lavram na zona norte do concelho, de forma a dar um maior contributo no combate às chamas que atingem o Município e a Região de Aveiro.
Assim, em comunicado, a Câmara de Aveiro apela a toda a população para que se “reduza ao mínimo indispensável” o consumo de água. “Devido às cinzas provocadas pelos incêndios, existe o risco de a Central de Abastecimento do Carvoeiro ser obrigada a cortar o fornecimento”.
Para evitar esse cenário, a autarquia lembra o importante “contributo de todos na racionalização da água em empresas, habitações e sistemas de rega de jardim e cultivo”.
As empresas da Zona Industrial de Cacia, com focos de incêndio nas suas imediações, são incitadas a utilizar “todos os mecanismos de proteção e combate às chamas que tenham instalados e em sua posse”.
É ainda pedido que se evite a circulação pedonal e automóvel nas próximas horas, “com especial enfoque na zona norte do Município onde deflagram, a esta hora, os principais incêndios”.
Segundo o comunicado, “devido ao cenário existente no Município de Aveiro, que exigem da Câmara Municipal prontidão e respostas imediatas, o Presidente da CMA cancelou a sua ida ao Comité das Regiões da União Europeia, em Oulu, na Finlândia, que se irá realizar nos dias 17 e 18 de setembro”.