Assine já


Ciclismo // Desporto  

Ciclismo: Taça de Portugal de Maratona BTT e GP Alves Barbosa este fim de semana

O Grande Prémio Alves Barbosa começa no sábado, às 15h, em Montemor-o-Velho, e termina, cerca das 17h, em Águeda.
No domingo, disputa-se, em Aguada de Cima (Águeda), a terceira prova da Taça de Portugal de Maratona BTT (XCM).

Após a habitual paragem competitiva de verão, o BTT regressa em força no próximo domingo, dia 15, com a terceira prova da Taça de Portugal de Maratona BTT (XCM), a disputar em Aguada de Cima, Águeda.

A terceira de quatro provas pontuáveis para a Taça de Portugal de XCM leva o pelotão nacional de BTT até Aguada de Cima, onde três percursos esperam os corredores, em função da categoria etária, com partida às 9h.

Os participantes masculinos de elite, assim como os masters 30 e 35, irão pedalar na maratona elite, uma prova com 99,1 quilómetros e um acumulado de subida de 2929 metros.

Os restantes masters, todas as femininas e os paraciclistas D vão pedalar ao longo de 70,9 quilómetros, com um acumulado de 2009 metros.

Os paraciclistas C e os utilizadores de bicicleta com assistência elétrica terão por diante 40,3 quilómetros, com 1063 metros de acumulado.

Grande Prémio Alves Barbosa

Na agenda de estrada destaca-se a categoria de cadetes, que disputará uma das corridas de referência do escalão, o 14.º Grande Prémio Alves Barbosa.

A prova arranca com um contrarrelógio individual de 10,5 quilómetros, às 17h de sexta-feira, em Montemor-o-Velho.

A primeira etapa em linha corre-se no sábado, dia 14. Começa às 15h, na Praça da República, em Montemor-o-Velho, e termina, cerca das 17h, em Águeda, depois de percorridos 75 quilómetros. Duas contagens de montanha nos derradeiros 25 quilómetros, prometem fazer alguma seleção de valores.

As decisões ficam guardadas para a terceira e última etapa, que, no domingo, dia 15, liga a Porta Férrea da Universidade de Coimbra (10h) ao castelo de Montemor-o-Velho (12h). O percurso de 83,3 quilómetros é de constante sobe e desce, contando com cinco prémios de montanha, o último coincidente com a meta, como referimos anteriormente, Castelo de Montemor-o-Velho.