Assine já


Economia // Negócios & Empresas  

FAMEL faz renascer o modelo XF-17 adaptado à mobilidade sustentável

A Famel conta já com uma centena de reservas. A produção deverá começar no próximo ano, em Anadia.

A histórica marca FAMEL, fundada em Águeda no final da década de 40, está a relançar a atividade e aposta num dos seus modelos icónicos, o XF-17.

Para tal, lançou uma ronda de investimentos e conta já com 2,45 milhões de euros do fundo Novus, gerido pela Magnify Capital Partners, em parceria com o Banco Português de Fomento, a que se vão juntar investimentos privados.

A nova versão da FAMEL vai incorporar, sobretudo, componentes europeus, metade dos quais feitos em Portugal. Paralelamente, a marca quer apostar na inclusão de materiais sustentáveis em futuras versões.

O destaque vai para o renascimento do modelo XF-17, adaptando-a à procura de soluções de mobilidade sustentável.

A FAMEL foi fundada em 1949 em Águeda, tendo encerrado a sua produção em 2002, para tristeza de muitos. Renasceu em 2014, em Guimarães, pelas mãos de Joel Sousa, que adquiriu os direitos da marca.

Teve na XF-17 um dos símbolos mais reconhecidos e inspira-se nesse modelo para lançar novas propostas no campo da mobilidade sustentável.

“Fomo-nos apercebendo de que o capital necessário era bastante superior ao que tínhamos no início e fomos à procura. Isso faz com que estejamos a abrir esta ronda a investidores privados porque sentimos ao longo do tempo que havia pessoas e entidades interessadas em participar no projeto”, afirmou o presidente executivo e ‘re-founder’ da FAMEL, Joel Sousa, em Lisboa.

Neste momento, a FAMEL conta já com cerca de 100 reservas, mas pretende acelerar este número através da ronda de investimento.

A produção deverá começar já no próximo ano, em Anadia.

“No ano seguinte, o objetivo é ter mais 700 [encomendas]. Em 2029, queremos produzir cerca de 2.000 unidades ao ano”, revelou Joel Sousa.

As primeiras motas deverão ser entregues “na primavera do próximo ano”.

“Quem reservou até hoje tem uma edição de embaixador, com toques refinados. É uma edição numerada. Os embaixadores/investidores vão ter uma versão ainda mais especial. Temos um embaixador que comprou uma para pôr na sala”, revelou.

O principal mercado será o europeu, mas a marca já conta com pedidos das comunidades portuguesas, sobretudo França e Alemanha.

“Há 10 anos tive o sonho de pegar numa marca histórica portuguesa e recuperá-la. A FAMEL é uma marca conhecida que está no coração dos portugueses. Foi muito dessa história que me fez apaixonar pela marca e querer trazê-la de volta”, contou o presidente executivo.

A FAMEL é um dos marcos incontornáveis da indústria portuguesa de motas dos anos 50. Tornou-se um símbolo nacional e, ainda hoje, permanece na garagem de muitos apaixonados pela marca.

Fonte: LUSA