Organizado pelo WMA – World Masters Athletics, realizou-se nos dias 13, 14 e 15 de setembro o “World Masters Mountain running championships”, na localidade de Canfrac – Espanha. Havia três competições em disputa, o “Uphill”, na distância de 6km, o “Classic” na distância de 17 km e a “Long Distance” na distância de 33 km.
As provas desenrolaram-se na zona norte de Espanha – Pirenéus, donde a beleza, a dificuldade física e a tecnicidade dos trilhos, foram as notas retidas pelos atletas participantes.
O Saca Trilhos Anadia (STA) apresentou nove atletas na competição e todos representaram a delegação portuguesa presente. Ficaram divididos pela distância Classic (4) e na Long Distance (5).
Na “Long Distance”, Susana Echeverria teve uma prestação de elevado nível, liderando a prova no seu escalão (F50) desde o tiro de partida. Não deu hipótese às suas mais diretas adversárias, obtendo a medalha de ouro.
Também digna de registo foi a prestação de Carla Santos que, com o seu 10.º lugar em F50, permitiu com Susana Echeverria e Anabela Santos, obter a medalha de prata coletiva no escalão F50.
Classificações atletas STA
Long Distance – 33 km: Susana Echeverria – 1.ª F50 (8.ª geral individual); Carla Santos – 10.º F50 (58.ª geral individual); Ana Melo – 12.ª F40 (48.ª geral individual); José Campar – 27.º M50 (101.º geral individual); Eduardo Meireles – 16.º M60 (179.º geral individual).
Coletivo – 2.º lugar F50 para Portugal.
Classic – 17 km: Cristina Meireles – 6.ª F60 (106.ª geral individual); Fernando Morais – 28.º M60 (206.º geral individual); Egídio Neves – 43.º M50 (224.º geral individual); Silvino Pais – 39.º M55 (236.º geral individual).
Campeonato Nacional de Trail Sprint
Enquanto, em Espanha, uma parte da equipa do Saca Trilhos Anadia (STA) disputava o “World Masters Mountain running championships”, outra parte participava no campeonato nacional de trail sprint, que se realizou em Sintra, no dia 15 de setembro, organizado pela FPA – Federação Portuguesa de Atletismo, ATRP – Associação de Trail Running de Portugal e Declive Sublime.
A prova teve partida em Sintra e percorreu as encostas do Parque Natural de Sintra, num traçado muito exigente incluindo passagens por zonas de extraordinária beleza e com a sua dificuldade técnica.
Destaque para as prestações de Ana Rodrigues, que ficou em 2.º lugar na geral feminina, Miguel Silva, que venceu o escalão Sub-23, Paula Soares, que venceu o escalão F35, Rosa Mendes, que venceu o escalão F60, Rui Figueiredo, que ficou em 3.º lugar em M35 e o 3.º lugar coletivo da equipa feminina.
Paralelamente, disputou-se o campeonato nacional jovem, onde a atleta do STA, Margarida Duarte, obteve um excelente 2.º lugar em Juvenis feminino.