Assine já


Mealhada // Sociedade  

Álvaro Pedro, impulsionador do leitão da Bairrada, homenageado em rotunda

Rotunda na entrada norte da Mealhada, junto ao restaurante Pedro dos Leitões, visa reconhecer o seu fundador e um dos pioneiros da comercialização do leitão da Bairrada.

A rotunda na entrada norte da Mealhada, junto ao restaurante Pedro dos Leitões, vai passar a designar-se “Rotunda Álvaro Pedro”, homenageando, precisamente, o fundador do Pedro dos Leitões e um dos pioneiros da comercialização do leitão da Bairrada. A proposta feita pela União de Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes foi aprovada, na passada segunda-feira, por unanimidade, na reunião da Câmara da Mealhada.

A rotunda em questão situa-se de frente ao restaurante “Pedro dos Leitões”, do qual Álvaro Pedro foi fundador e faz a ligação à Avenida da Restauração, onde se concentra grande parte dos restaurantes da Mealhada. 

A sugestão da União de Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes “visa homenagear tão grande empresário e grande impulsionador do comércio do leitão na Mealhada”.

“É um reconhecimento deste grande homem cujo trabalho fez com que a Mealhada esteja no topo da gastronomia nacional e até internacional. “É um reconhecimento a Álvaro Pedro, mas também a toda a família, que tem feito evoluir este restaurante de referência”, afirmou António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada.

Sandes de leitão para os motoristas

Álvaro Pedro (1903 – 1987), depois de um período de emigração no Brasil, regressou a Portugal, em 1941, e abriu o seu primeiro estabelecimento, que operava com uma secção de mercearia e outra de taberna, onde vendia sandes de leitão como refeição para os motoristas que na época circulavam na EN1. Foi o início do restaurante Pedro dos Leitões, que abriu, no espaço onde ainda hoje permanece, em 1949. Segundo a história do próprio restaurante, este foi, durante vários anos, o “o único restaurante de leitão assado à Bairrada existente em Portugal”.

Álvaro Pedro morreu em 1987, com 84 anos, deixando a continuidade de seu trabalho ao comando de seu sobrinho, Carlos Alberto, e, posteriormente, dos seus filhos, Sandra, Pedro e Filipe. O “Pedro dos Leitões” tem capacidade para 430 pessoas e continua a ser uma referência nacional no Leitão da Bairrada.

Em 2022, Álvaro Pedro foi homenageado, a título póstumo, pelo Município da Mealhada com o Prémio Grande Mérito Empresarial pelo relevante impulso na dinâmica empresarial no Concelho da Mealhada no âmbito da marca “As 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada. Água l Pão l Vinho l Leitão”.