Assine já


Anadia // Oliveira do Bairro // Sociedade  

Anadia e Oliveira do Bairro “voltam à carga” com proposta de nó de ligação à A1

Durante a reunião, que decorreu à porta fechada, no Velódromo de Sangalhos, foi apresentada, a uma comitiva de Deputados à Assembleia da República do PSD e do CDS, a proposta de ligações rodoviárias dos dois concelhos ao novo nó, assim como os custos previstos e os argumentos técnicos e de justiça territorial.

Os Municípios de Anadia e de Oliveira do Bairro apresentaram a proposta de um novo nó de ligação à A1, localizado em Amoreira da Gândara, sensivelmente entre os dois concelhos, a uma comitiva de Deputados à Assembleia da República do PSD e do CDS.

A sessão decorreu no dia 28 de outubro, no Velódromo, em Sangalhos, e foi presidida pelos autarcas de Anadia e de Oliveira do Bairro, Teresa Cardoso e Duarte Novo. Durante a reunião, que decorreu à porta fechada, foi apresentada a proposta de ligações rodoviárias dos dois concelhos ao novo nó, assim como os custos previstos e os argumentos técnicos e de justiça territorial.

Os deputados mostraram-se disponíveis para levar avante aquela pretensão dos Municípios, tendo em conta que a mesma ligação constava do compromisso eleitoral da Aliança Democrática (AD) às eleições legislativas deste ano, para o distrito de Aveiro.

Paulo Cavaleiro, Paula Cardoso, Ângela Almeida, Silvério Regalado e Miguel Santos (PSD) e João Almeida (CDS) fizeram parte da comitiva de deputados da coligação presentes. Participaram ainda nesta reunião o vice-presidente da autarquia de Oliveira do Bairro, Jorge Pato, e o vereador de Anadia, Lino Pintado, bem como os presidentes das Concelhias do PSD e do CDS dos dois concelhos.

A reunião foi ainda aproveitada para abordar outros temas, como as Estratégias Locais de Habitação, o aumento da tarifa dos resíduos sólidos anuais a pagar pelos munícipes e a construção de duas rotundas na EN 235 e a sua repavimentação.

Pretensão antiga
A construção de um nó de ligação que sirva os dois concelhos é uma pretensão antiga, que tem sido reivindicada junto do governo, de forma insistente, por ambos os executivos municipais.
Em outubro de 2023, os líderes das autarquias anunciaram que o governo, à época do PS, comprometeu-se em “avançar com o processo, diligenciando junto do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) e da Brisa (que detém a concessão da autoestrada), para que fossem iniciados os estudos e projetos para a criação de uma nova ligação à A1, entre os nós de Aveiro Sul e Mealhada”. Um mês depois, porém, o primeiro-ministro António Costa demitiu-se e o governo entrou em modo de gestão, não havendo mais informação sobre o processo.
Anadia e Oliveira do Bairro consideram esta infraestrutura “fundamental para o desenvolvimento económico não só dos dois concelhos, mas também da região, em benefício das empresas e das famílias”, sendo a reunião desta semana mais um passo nesse sentido.