Uma indisposição alimentar, que afetou alguns elementos das quatro escolas de samba da Mealhada, levou ao adiamento de um espetáculo, no domingo, em Coimbra. As escolas GRES Amigos da Tijuca, GRES Batuque, GRES Real Imperatriz e Sócios da Mangueira iriam repetir no Convento de São Francisco, o espetáculo realizado no sábado, na Mealhada, no âmbito do Festival MATE, mas o mesmo teve de ser adiado.
Na noite de sábado, 19 de outubro, as escolas de samba atuaram no Cineteatro Messias, na Mealhada, tendo depois disso, sido fornecido um lanche pela Câmara Municipal da Mealhada, cuja iguaria principal passava por uma sandes de leitão. Está ainda por apurar se terá sido esta a causa dos sintomas de indisposição de que alguns participantes começaram a queixar-se, designadamente vómitos e diarreia, porém tornou-se inevitável o cancelamento da atuação das escolas no domingo.
No dia seguinte (segunda-feira) a Câmara Municipal da Mealhada emitiu um comunicado lamentando o incidente e os transtornos causados. A autarquia confirmou ter feedback “de melhorias dos sintomas de mal estar” e que “nenhum elemento necessitou de ser hospitalizado”. A autarquia informou ainda estar “a averiguar a possível causa da indisposição”.
O presidente da Câmara Municipal da Mealhada aproveitou para agradecer “a disponibilidade e entusiasmo com que as quatro escolas de samba, de forma recorrente, representam o Município”, desejando votos de “rápidas melhoras aos afetados por este incidente absolutamente incomum num concelho que comercializa, diariamente, milhares de refeições”.
Ao final do dia, as quatro escolas de samba emitiram igualmente um comunicado conjunto, agradecendo à Câmara, “que prontamente assumiu a responsabilidade e agiu de forma proativa, colaborando com todas as partes envolvidas, para resolver a situação da melhor forma possível”.
Apelando à comunidade “para que mantenha o foco na resolução do problema”, as escolas referiram que não iriam “alimentar o assunto nem contribuir para denegrir a imagem da Mealhada e dos seus restaurantes”.