Assine já


Desporto // Karate  

Karate: Victoria Bazyuk duplamente medalhada na Sardenha

Karateca do Núcleo de Karate de Sangalhos volta a destacar-se ao serviço de Portugal.

Victoria Bazyuk, atleta do Núcleo de Karate de Sangalhos, continua a mostrar o que vale e, no penúltimo fim de semana, voltou a destacar-se ao serviço de Portugal.

Desta vez, no 30.º Campeonato do Mediterrâneo de Cadetes, Juniores e Seniores, que decorreu em Ólbia (comuna italiana da região da Sardenha), a jovem de 14 anos foi duplamente medalhada: medalha de ouro em kumite cadetes femininos -61kg e medalha de prata na prova de kumite cadetes equipa feminina.

A karateca portuguesa, com descendência ucraniana por parte da mãe, tem-se afirmado como uma das grandes promessas do karate português. Victoria Bazyuk ganhou, no seu escalão, tudo o que havia para ganhar nos últimos dois anos.

Possui cinco títulos nacionais, em kata e kumite, para além de três segundos e um terceiro lugares de pódio. A atual campeã nacional de kumite -61kg e de equipa, lidera o “ranking” do escalão em kumite e é terceira em kata, sendo a 15.ª da classificação mundial.

Victoria Bazyuk, cinto castanho (1.º Kyu), começou a praticar a modalidade aos cinco anos, acumulando, em 2024, um palmarés invejável a nível regional, nacional e internacional.
Com incontáveis lugares de pódio, a reconhecida karateca internacional lusa também já conquistou, esta época, a Taça de Portugal, em kata, e venceu a Liga de Elite e o Torneio Pro-Ranking em kumite, tendo sido 3.ª nestas duas últimas, em kata.

Marca presença habitual nos vários lugares de pódio de provas nacionais e internacionais, como é forte exemplo a vitória, em dezembro do ano passado, na “Youth League”, disputada em Veneza.