Assine já


Oiã // Oliveira do Bairro  

Obras em Oliveira do Bairro e Oiã condicionam o trânsito durante algumas semanas

As obras para a requalificação da zona envolvente aos Paços do Concelho de Oliveira do Bairro e Ligação ao Rio Levira começaram na terça-feira e vão decorrer até 18 de janeiro.
Já em Oiã, as obras de construção da rotunda do Facho prolongam-se até fevereiro.

As obras para a requalificação da zona envolvente aos Paços do Concelho de Oliveira do Bairro e Ligação ao Rio Levira começaram na passada terça-feira e vão decorrer até 18 de janeiro, num investimento total de mais de 680 mil euros (mais IVA). A intervenção, nas ruas Conde Ferreira e da Raposeira, abrange a reabilitação funcional do pavimento, a melhoria do sistema de drenagem das águas pluviais, a melhoria do sistema de sinalização e segurança, construção de passeios e passadeiras e medidas de acalmia do tráfego.

Por tudo isto, as obras vão acarretar constrangimentos de trânsito, devidamente assinalados nesta imagem. O tracejado vermelho indica o troço cortado ao trânsito.

Já o tracejado verde, aponta a circulação possível apenas para os veículos ligeiros.

O traço azul indica o desvio de trânsito para ligeiros que pretendam ir para o lado poente, através da Lavandeira, Serena, Montelongo e Camarnal (e vice-versa).

Já o tracejado magenta diz respeito ao trajeto alternativo para veículos pesados provenientes de Águeda e para pesados que pretendam deslocar-se para a zona poente do concelho, usando a Alameda da Cidade e, depois, pela EN 235 rumo à Zona Industrial de Oiã, seguindo para a Palhaça, pela Rua da Estação.

Nota adicional: para todas as situações de interdição, abre-se a exceção para cargas e descargas, transportes públicos e resíduos sólidos.

Aos utilizadores de autocarros: A estação junto aos caminhos de ferro, em Oliveira do Bairro, estará temporariamente desativada, devendo os utentes dirigir-se à paragem junto ao entroncamento da rua da Coínha (para a Lavandeira) – ponto 5 da legenda.

Constrangimentos em Oiã prolongam-se até fevereiro

Simultaneamente às obras de Oliveira do Bairro, está a proceder-se à construção da Rotunda do Facho, em Oiã, cuja intervenção vai prolongar-se até fevereiro do próximo ano. Esta rotunda, da responsabilidade da empresa InReis, vai ser construída ao abrigo do licenciamento concedido pela Câmara para a construção do espaço comercial nas imediações (Continente).

Os trabalhos vão causar constrangimentos de trânsito, como se poderá ver pela imagem ao lado. O tracejado vermelho diz respeito ao troço cortado ao trânsito. O tracejado azul indica o trânsito no sentido sul-norte (sentido único). O tracejado verde indica a alternativa de trânsito para os veículos que circulem de norte para sul. Ou seja, quem vem de Aveiro e quer vir para sul, deverá cortar nos semáforos das Agras, para o centro de Oiã (pela R. Padre Resende, seguindo pela R. 30 de Junho R. do Colégio). Importa referir que está interdito o trânsito a pesados nas ruas Agnelo Prazeres e Ângelo Graça.

Para o trânsito que circule de norte para poente do concelho, a melhor opção é cortar na Rotunda da Moviflor, optando rumo à Palhaça ou para a Zona Industrial de Vila Verde, via Silveira e Malhapão.

Atenção aos dias 25, 26 e 27 de novembro

Nestes dias, será proibida a passagem entre os CTT e a Praça do Cruzeiro (Rua Ângelo Graça) devido a uma intervenção da AdRA para ampliação da rede de saneamento. Quem vem da Palhaça para Águeda (veículos ligeiros) deve cortar no Cruzeiro em direção à Escola Fernando Peixinho e apanhar a Rua do Regatinho até à EN 235. Alunos e outros utentes dos transportes Busway da paragem Ângelo Graça (CTT) devem deslocar-se para a paragem da Praça do Cruzeiro.