Sofia Cravo Santos, natural de Sangalhos, lançou o seu primeiro livro, “A Marta e o Basquetebol – Histórias para miúdos com orientações para pais e treinadores” no passado sábado, dia 9 de novembro, na Biblioteca Municipal de Anadia.
A obra, apresentada pela professora Manuela Monteiro, contou com a presença da vereadora da Câmara Municipal de Anadia, Jennifer Pereira. Sendo um livro relacionado com a prática desportiva, a vereadora afirmou que a apresentação deste livro “fez todo o sentido ter sido feita no Município do Desporto”, não deixando de referir que, “mais uma vez, se provou que em Anadia há muito talento”.
A autora é formada em Psicologia na Universidade de Lisboa, com várias formações na área da Psicologia do Desporto e em Coaching. Devido à sua ligação ao ciclismo, através da escola de pista, e do estágio que realizou na Associação de Ciclismo da Beira Litoral (ACBL), apaixonou-se pelo desporto de formação, onde tem trabalhado desde sempre.
Ao fazer algumas pesquisas, percebeu que faltava um guia prático que desse respostas a algumas situações que lhe foram surgindo na sua prática profissional. “Por exemplo, não há nada sobre luto na psicologia do desporto. Falar com as crianças sobre estes assuntos pode ser assustador, mas não devemos ter medo de falar sobre as coisas, pois elas têm de ser faladas”.
Da falta de abordagem destas temáticas, e gosto pela escrita, nasceu o livro “A Marta e o Basquetebol”. Nele, a Marta, uma menina de oito anos, entra no mundo do desporto e vai enfrentar os mais diversos desafios, como bullying, separação dos pais, luto, gestão das suas emoções, entre outros “problemas típicos da idade”, mas que terá sempre como aliados a família, o treinador, os colegas de equipa e a psicóloga Sofia, que a vai ajudar a ultrapassar todas as dificuldades que surjam.
Com uma “estrutura inovadora”, como afirma a professora Manuela Monteiro, este livro “apresenta-se como um excelente manual para os pais e treinadores saberem lidar com as emoções das crianças”, pois cada capítulo é um tópico, que contém orientações práticas de resolução de problemas. “Considero que este é um livro que ajuda jovens como a Marta, mas mais ainda pais como os da Marta, e gostava de ter lido um livro como este na altura em que o meu filho praticava desporto”, confessou a professora, que aconselha os pais a lerem este livro juntamente com os filhos, fazendo uma “reflexão em família”.
A obra pretende também explicar o papel da psicologia psicoeducacional e a imprescindibilidade do psicólogo na ajuda de resolução de problemas.
Acabada a apresentação, seguiu-se um espumante de honra e uma sessão de autógrafos.