Assine já


Mealhada // Sociedade  

Nova direção da ACB eleita a tempo de garantir financiamento para o Carnaval 2025

A Câmara da Mealhada, a Associação do Carnaval da Bairrada (ACB) e as escolas de samba rubricaram, na passada sexta-feira, os acordos para a realização do evento em 2025. A autarquia vai apoiar o próximo Carnaval com um montante total de 73.715 euros.

A nova direção da ACB, eleita e empossada a 26 de dezembro, rubricou, no dia seguinte, o acordo com a Câmara da Mealhada para a realização da edição de 2025 do carnaval Luso-Brasileiro da Bairrada e para o Carnaval da Criança.

Recorde-se que o atual executivo camarário reforçou o apoio a este evento anual, aprovando uma comparticipação direta de 16.515 euros, sendo 11.315 para a realização do Carnaval Luso-Brasileiro e 5.200 para o Carnaval da Criança, ficando ainda de salvaguarda uma verba extraordinária de 24.960 euros para a ACB, no caso de ocorrerem condições climatéricas adversas que impossibilitem a realização de um ou dos dois desfiles (Domingo Gordo e terça-feira de Carnaval).

As quatro escolas de samba participantes nos desfiles (GRES Batuque, GRES Real Imperatriz, Sociedade Mangueirense – Associação Cultural e GRES Amigos da Tijuca) rubricaram também o protocolo de apoio direto da Câmara, que estipula uma comparticipação total com o valor máximo de 57.200 euros, sendo 15.600 para a execução dos carros alegóricos e 41.600 para participação nos desfiles.

Para além da disponibilização destas verbas, a Câmara da Mealhada contribuirá, igualmente, com o apoio logístico, como é a montagem e desmontagem de infraestruturas para a realização do evento, entre outros apoios. No ano passado, a autarquia aprovou um apoio à ACB de 15.880 euros, enquanto as escolas tiveram uma comparticipação financeira total de 55 mil euros.

A nova direção da ACB, eleita na passada quinta-feira, é presidida por Victor Ferreira.

Novos órgãos sociais

Os novos órgãos sociais da Associação de Carnaval da Bairrada ficaram assim constituídos:

Direção

Presidente – Victor Ferreira; vice-presidente – Ana Mafalda Novais; tesoureiro – Márcio Freixo; secretária – Celina Gomes; vogais – Ricardo Ferreira; Carlos Louro e Thomas Oliveira

Conselho Fiscal

Presidente – Licínio Antunes; vice-presidente – Telmo da Costa e Sousa; secretária – Rita Rodrigues de Melo

Assembleia Geral

Presidente – João Paulo Veiga; secretária – Carla Carvalheira; secretário – Pedro Fonte