Assine já


Bairrada // Região  

Presidente do Turismo Centro de Portugal, Raul Almeida, morreu aos 53 anos

Raul Almeida morreu em Espanha, onde iria fazer hoje mais um tratamento de doença prolongada.
A Turismo Centro de Portugal, o Secretário de Estado do Turismo e o atual presidente da Câmara Municipal de Mira já manifestaram o seu profundo pesar.

O presidente do Turismo do Centro de Portugal, Raul Almeida, morreu hoje, aos 53 anos, em Espanha, onde estava internado em tratamento de doença prolongada.

A Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP) já manifestou profundo pesar pelo falecimento de Raul Almeida, que liderava a entidade há pouco mais de 15 meses.

A TCP destacou o entusiasmo e a competência de Raul Almeida na liderança, sublinhando a sua contribuição ímpar para o desenvolvimento da região Centro. “Mais do que um líder, é um amigo que vemos partir”, lê-se na nota emitida, que expressa condolências à família e amigos.

Jorge Sampaio, vice-presidente da TCP, cargo que acumula com a vice-presidência da Câmara Municipal de Anadia, referiu-se a Raul Almeida um homem que “nos ensinou que nunca devemos desistir, lutando ate ao último minuto”. “Hoje, a Região Centro ficou mais cinzenta com a partida do Raul Almeida. Fica a imensa amizade”, manifestou, na rede social Facebook.

Também Pedro Machado, o seu antecessor no cargo e atual Secretário de Estado do Turismo, já reagiu, dizendo que a Turismo do Centro perde alguém que “conhecia bem este território e, sobretudo, um homem que lutava pelas questões associadas à coesão territorial, à equidade e à potencialidade que a região centro de Portugal tinha no seu todo, desde o interior ao litoral, de norte a sul”. Reconhecendo que o antigo autarca de Mira era “um lutador, um lutador de causas”, Pedro Machado deixou “uma palavra de solidariedade” com a família.

Artur Fresco, que lhe sucedeu na presidência da Câmara Municipal de Mira, afirmou à Agência Lusa que a morte de Raul Almeida “foi súbita e inesperada”, apesar da doença de que padecia, razão pela qual se tinha deslocado a Espanha para prosseguir um tratamento, agendado para hoje e que já não foi realizado.

“Éramos amigos antes das lides políticas. É difícil, numa situação desta, expressar o que sinto, uma imensa tristeza. É uma perda enorme, da pessoa e do político, foi um excelente presidente da Câmara de Mira, deixa muita obra feita”, vincou o autarca. 

Nascido em Moçambique em março de 1971, e residente na freguesia da Praia de Mira, Raul Almeida foi eleito presidente da Câmara de Mira, pelo PSD, em 2013 e reeleito em 2017 e 2021, exercendo funções até tomar posse como presidente da Turismo Centro de Portugal em 2023.

Ainda segundo Artur Fresco, Raul Almeida passou o Natal em Mira e deslocou-se para uma clínica em Espanha, onde já tinha sido submetido a tratamento este mês e onde tinha hoje outro tratamento agendado.

Na sequência da morte do antigo presidente da Câmara, o executivo municipal de Mira reuniu extraordinariamente hoje, às 19h, devendo ser decretado um período de luto municipal.