Precipitação, por vezes forte, vento, agitação marítima e queda de neve é o que prevê o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para os próximos dias.
A precipitação será por vezes forte e acompanhada de trovoada (em especial no Minho e Douro litoral) em todo o território. Também o vento será por vezes forte, com rajadas até 90 km/h no litoral e até 100 km/h nas terras altas. Sentir-se-á ainda a agitação marítima na costa ocidental, com ondas de 4 a 5 metros e haverá possibilidade de queda de neve acima de 1000 a 1200 metros de altitude.
Alertas da ANEPC
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) avisa para os possíveis efeitos destes episódios climatéricos, normalmente associados à ocorrência de inundações em zonas urbanas e cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras.
A ANEPC alerta ainda para a possível ocorrência de deslizamentos e derrocadas, motivados pela infiltração da água, fenómeno que pode ser potenciado pela remoção do coberto vegetal na sequência de incêndios rurais; e o piso rodoviário escorregadio, devido à possível formação de lençóis de água ou à acumulação de gelo e/ou neve.
Deve-se ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores; e evitar circular junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros.
É perigoso, nestes dias, praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, e deve-se evitar ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima.
Na estrada, os condutores devem reduzir a velocidade e tomar especial atenção à eventual acumulação de neve e/ou formação de lençóis de água.