Assine já


Anadia // Sociedade  

Grupo de amigos organiza primeiro mergulho do ano em Alféloas

No final do banho, os mergulhadores e as dezenas de pessoas que assistiam fizeram um brinde a 2025.

Um grupo de amigos tem vindo nos últimos seis anos a organizar o encontro do primeiro mergulho do ano no lugar de Alféloas, no rio da Serra.

Esta tradição começou a ser dinamizada de forma espontânea por três ilustres anadienses Pedro Pina, Mário Figueiredo e Dino Magalhães e serve para chamar a atenção e recuperação das tradições antigas de Anadia, nas quais entre muitas se destacam os banhos na “Praia de Alféloas”. Longe vão os anos onde muita da geração dos anos sessenta e posteriores, se divertia e aprendia a nadar neste local, pois o caudal do rio assim o permitia.

No presente ano a mordomia da Nossa Senhora da Paz, padroeira da aldeia assumiu a organização do evento com o objetivo de angariar verbas para a realização da festa, que acontecerá no início de abril. Com esta atividade a mordomia quis também alertar para o estado deteriorado da estrada e, nomeadamente, da sua ponte.

No final do banho, os corajosos mergulhadores e as dezenas de pessoas que assistiam fizeram um brinde a 2025 que agora começou, naquela manhã fria de 1 de janeiro.

Paulo Cardoso