Jorge Sampaio, atual vice-presidente da Câmara Municipal de Anadia pelo MIAP (Movimento Independente Anadia Primeiro), é o candidato do PSD e do CDS à Câmara Municipal de Anadia, nas próximas eleições autárquicas, numa inédita coligação que junta os dois partidos.
Ontem, na sua página do Facebook, Jorge Sampaio, dava nota “da vontade do PSD e do CDS integrarem um projeto de candidatura à Câmara Municipal de Anadia”, por si liderado, explicando ainda que “uma candidatura autárquica não tem de ser uninominal, mas sim de uma equipa. Não deve ser centrada só em partidos, mas abrangente e alargada a todas as pessoas que tenham como único propósito trabalhar para Anadia”.
Apesar de já circular há algum tempo na praça pública esta possibilidade de entendimento, a decisão, agora tornada pública, surge na sequência de um plenário, realizando no último sábado, dia 15 de fevereiro, pela Concelhia de Anadia, do PSD, liderada por Pedro Esteves.
Em nota enviada à redação, aquela estrutura refere a aprovação “por unanimidade”, em plenário, da candidatura de Jorge Sampaio à presidência da Câmara Municipal de Anadia, “reafirmando o compromisso do partido com a união, a renovação e a construção de um concelho mais forte e coeso”.
O partido aponta como principais argumentos o facto de Jorge Sampaio ter “uma vasta experiência na política autárquica”, sendo igualmente “um profundo conhecedor do concelho e das suas necessidades, estando plenamente preparado para liderar um projeto que coloque Anadia e os anadienses no centro das prioridades”.
De resto, Pedro Esteves, presidente do PSD Anadia, refere mesmo que “Jorge Sampaio é a escolha certa para liderar Anadia. Acreditamos que, com a sua experiência e conhecimento do concelho, conseguiremos unir e renovar para vencer. Por um concelho mais forte”.
Naquela nota é ainda referido que o candidato tem “uma vasta experiência política autárquica, foi um grande ativo do PSD para as vitórias autárquicas no concelho de Anadia nos anos de 2001, 2005 e 2009, todas elas com mais de 55%, tendo, recentemente, contribuído na campanha da Aliança Democrática nas Eleições Legislativas de 2024”.
O plenário do PSD de Anadia aprovou ainda a coligação com o CDS-PP para as próximas autárquicas, em Anadia.
O candidato explica também que apesar das “várias propostas de âmbito regional e nacional, algumas das quais bastante ambiciosas, quer do ponto de vista profissional ou pessoal”, falou mais forte “a ligação e o compromisso que tenho com o meu concelho”. Aspetos que vinca serem “decisivos para a decisão de ficar e me candidatar a Presidente da Câmara Municipal de Anadia, nas próximas Eleições Autárquicas”.
Destacando tratar-se de “um enorme desafio”, Jorge Sampaio reforça ser seu desejo “construir um projeto que consiga unir e traçar um caminho conjunto, baseado na experiência e sempre com olhos postos no futuro”, numa “candidatura feita de pessoas de Anadia para servir Anadia”.
O candidato
Jorge Sampaio tem 52 anos e é natural da freguesia de Sangalhos. Licenciado em Engenharia Civil pela Universidade de Coimbra, complementou a sua formação com uma Pós-Graduação em Conservação e Reabilitação de Edifícios e frequentou o Mestrado em Qualidade na Construção. Atualmente, é doutorando em Turismo na Universidade de Aveiro, focando-se na criação de um modelo organizacional para o enoturismo em rede.
Desde 2002, exerce funções na Câmara Municipal de Anadia, onde é Vice-Presidente e responsável pelos pelouros de Cultura, Turismo, Desporto, Relações Internacionais, Economia e Empreendedorismo.
Foi Presidente da Rota da Bairrada (2009-2022) e atualmente lidera as Rotas dos Vinhos de Portugal, a Agência Promoção Turismo Centro de Portugal e a Assembleia Geral da Associação Mundial de Enoturismo.
Também integra o Conselho de Administração da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal.