Mais de 40 caricaturas integram a exposição “Siza Vieira no Humor Internacional”, que ficará patente na antiga Capitania de Aveiro, a partir do próximo dia 7 de fevereiro.
Os desenhos foram elaborados por artistas de diferentes países, como Alemanha, Irão, Brasil e Portugal, entre outros, resultando a mostra de uma seleção feita pelo Júri internacional a partir de centenas de trabalhos recebidos no Museu Nacional da Imprensa, no âmbito do PortoCartoon-World Festival.
A exposição apresenta os melhores trabalhos, designadamente o 1.º prémio, de Ivan Prado, autor peruano residente na Alemanha, os outros prémios e menções honrosas. Grandes artistas do humor mostram o seu olhar sobre o impacto da obra do arquiteto no mundo.
Além do humor, a mostra apresenta dezenas de publicações, jornais e revistas, com entrevistas e destaques noticiosos sobre a obra do arquiteto.
Trata-se de uma oportunidade para homenagear Siza Vieira, distinguido mundialmente com prémios como Pritzker (1992), Medalha de Ouro do RIBA, Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza, entre muitos outros.
Acrescente-se quer o arquiteto tem várias obras na cidade de Aveiro, designadamente a biblioteca da Universidade, a requalificação do Adro da Sé e um Monumento Evocativo da antiga Muralha, inaugurados em dezembro de 2024.
Recorde-se que Siza Vieira é o autor do troféu do PortoCartoon e também da primeira peça escultórica de humor da cidade do Porto, implantada na Avenida dos Aliados, em 2008, durante a proclamação do Porto-Capital do Cartoon, feita por artistas de vários países.
No âmbito do PortoCartoon, o Prémio da Caricatura é organizado desde 2013, e tem homenageado várias figuras nacionais e internacionais como Manoel de Oliveira, José Saramago, Nelson Mandela, Hemingway, Cristiano Ronaldo, Sara Sampaio, Charlie Chaplin, António Guterres, Luther King, Bob Dylan, Pablo Picasso, Woody Allen, Fernão Magalhães, Amália Rodrigues e Chico Buarque.
A exposição tem a curadoria de Luiz Humberto Marcos e ficará patente na Ex-Capitania de Aveiro, até finais de março.