Já é uma tradição na localidade de Paredes do Bairro e volta a sair à rua este ano. Falamos do corso de carnaval que irá para a rua no Domingo Gordo (dia 2 de março).
João Moreira, da organização, avança que os preparativos estão a decorrer a bom ritmo, neste que é um dos corsos em que a crítica social e política nunca falha, em jeito de sátira. Com tema livre, cada grupo irá dar largas à imaginação e a criatividade de todos será, uma vez mais, posta à prova.
A organização que, cumpre o seu terceiro ano, irá, no final do corso deste ano, passar o testemunho a um novo elenco que organize e prepare as próximas três edições.
O corso irá para a rua no Domingo Gordo, a partir das 15h, e se tudo correr bem poderá, eventualmente, sair na terça-feira de Entrudo, caso seja esse o entendimento dos participantes. Para já, estão confirmadas as presenças de quatro grupos: dois particulares, Grupo Folclórico de Paredes do Bairro e Centro Social de Paredes do Bairro, podendo ainda existir um quinto grupo, em vias de confirmação, assim como está a ser ultimada a presença do carro dos reis. O corso terá o circuito habitual, começando e terminando na Rua Cental.
Um corso popular que se espera muito concorrido, já que é da venda de flores que a organização consegue suportar os custos crescentes e dar uma pequena ajuda financeira aos grupos integrantes. Por isso, João Moreira não esconde a dificuldade, sobretudo com os custos de segurança, uma vez que agora é exigida a presença da GNR, apelando à generosidade de todos para que esta tradição, com mais de duas décadas de existência, não acabe. “É precisa muita carolice, resiliência e boa-vontade para dar continuidade a esta tradição”, conclui.