A Revista de Vinhos acaba de revelar os grandes vencedores dos prémios “Os Melhores do Ano 2024”, num evento realizado no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. O galardão “Vinho do Ano” veio para a Bairrada, mais concretamente para o produtor e enólogo Luís Pato.
“O vinho premiado é obtido a partir de uma vinha pré-filoxérica da casta Baga – Luís Pato Pé Franco das Valadas 2020. Trata-se de um tinto de acidez pronunciada, delicado e equilibrado, com grande potencial de evolução”, como refere aquela publicação.
Ao Jornal da Bairrada, o produtor que se mostrou bastante agradado com esta distinção, frisa a surpresa sentida aquando da revelação do prémio até porque como nos confessou, trata-se de um vinho “completamente fora da caixa”, no sentido em que, como referimos, é um vinho produzido a partir de videiras pré-filoxera, ou seja com videiras, com raízes europeias, não enxertadas, plantadas em 2009 e que têm uma duração máxima de 15 anos. “É um vinho raro e único”, sublinhou o produtor, explicando ainda que a vinha (3 mil metros quadrados) tem uma produção muito reduzida (1/10 do rendimento normal), traduzido em apenas 225 garrafas e 25 garrafas magnum.
O vinho, que está a ser lançado, neste momento, para o mercado, deverá esgotar rapidamente.