A intervenção no Rio Cértima já chegou à freguesia da Vacariça. Na manhã da passada segunda-feira, os trabalhos estavam concentrados a jusante da Charca de Santa Cristina, com a remoção de espécies invasoras.
António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, e o vereador Ricardo Santos estiveram no local para acompanhar a evolução dos trabalhos que vão reabilitar e valorizar o Rio Cértima ao longo de 17,5 quilómetros no concelho.
Esta intervenção, que representa um investimento aproximado de meio milhão de euros, resulta de um protocolo conjunto com o Município de Anadia rubricado com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), tendo com objetivo minimizar os efeitos das cheias, garantir a segurança das pessoas e bens, através da estabilização, renaturalização e melhoria integrada dos corredores ribeirinhos, conciliando soluções hidráulicas com soluções baseadas na natureza, promotoras da retenção natural.
A empreitada abrange as freguesias da Pampilhosa, Vacariça, Casal Comba e União de Freguesias de Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes.
Recorde-se que este projeto abrange os Municípios de Anadia e da Mealhada, num total de 32 quilómetros de rio a intervencionar, com um custo aproximado de meio milhão de euros. “É um passo de gigante”, disse António Jorge Franco na assinatura do acordo com a Agência Portuguesa do Ambiente, em novembro passado, vincando que “é uma forma de olhar para o rio com respeito e de o devolver à população, num ato de justiça, mas também cultural e social”.
“Para isso, há que levar a cabo a revitalização das suas margens, a valorização da fauna e da flora, a criação de percursos pedestres e cicláveis e zonas para que as famílias possam conviver mais perto do rio”, acrescentaria, na ocasião.
Esta intervenção em curso abre caminho para a revitalização das margens deste rio, com a valorização da fauna e da flora, a criação de percursos pedestres e cicláveis, numa estratégia de criação de zonas balneares no concelho, com a reabilitação e valorização da bacia hidrográfica da Ribeira da Vacariça e da Ribeira de Várzeas e da criação de espelhos de água nas localidades de Santa Cristina, Barrô, Várzeas e Ferraria.