Assine já


Cultura // Oliveira do Bairro  

Soprano Beatriz Direito vai ser “Contessa” em Bergamo

A soprano Beatriz Direito, natural de Oliveira do Bairro, vai estar no próximo mês de julho em Bergamo (Itália), fazendo a sua estreia no papel de Contessa, da ópera “Le Nozze di Figaro” de W. A. Mozart, no âmbito do Programa Musica Proibita Management Summer Opera, ao qual se candidatara.

Ser selecionada para interpretar este papel e a possibilidade de o debutar em Itália, sobre a tutela de nomes como Leo Nucci e Barbara Frittoli, “é verdadeiramente um sonho concretizado”, confessa ao JB Beatriz Direito, de 24 anos.

Foi com 9 anos que Beatriz iniciou os seus estudos musicais, no Conservatório de Música na Bairrada, onde completou o 8.º grau em Canto na classe da Professora Joana Valente. Prosseguiu os estudos no Conservatório Superior de Música de Gaia, onde terminou a sua licenciatura em Canto Lírico, em 2021. Em 2022, completou a Pós-Graduação em Música na Infância – Intervenção e Investigação, pela universidade NOVA de Lisboa.

Atualmente, tem aulas de canto com o soprano Rafaela Albuquerque.

No âmbito do canto lírico, Beatriz Direito trabalha frequentemente com nomes de relevo nacional e internacional, como é o caso de Eleonora Pacetti e Ramon Theobald, entre outros.

Frequentou em setembro de 2024 o OperaStudio Molise, onde pôde aperfeiçoar o papel Mimi, na ópera La Bohème, de G. Puccini e faz parte do grupo de alunos de La Stanze dell’Opera, em Arezzo.

Paralelamente à área performativa, desenvolve também trabalho nas áreas do ensino e da música em comunidade, lecionando aulas de canto no Conservatório de Música da Bairrada e desenvolvendo trabalho em sessões de exploração e criatividade musical, bem como sessões de música para bebés junto de instituições de infância, associações e municípios.

É interprete em dois espetáculos da Associação Cultural d’Orfeu, em Águeda: A Grande Orquestra das Mãos de Barro, e Raposódio e acumula ainda o cargo de maestrina do Orfeão de Barrô.