Assine já


Saúde // Sociedade // Vagos  

Vagos: Óscar Gaspar é presidente da União Europeia de Hospitalização Privada

O mandato à frente da UEHP é de dois anos, mantendo Óscar Gaspar as suas funções de presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP).

O presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP), Óscar Gaspar, foi eleito, na passada sexta-feira, presidente da União Europeia de Hospitalização Privada (UEHP), uma federação que reúne 16 países e representa mais de seis mil hospitais e clínicas privadas na Europa. A escolha do economista português e ex-secretário de Estado da Saúde foi realizada na assembleia geral eletiva daquela organização europeia, que decorre em Paris.

Óscar Gaspar substitui no cargo o médico francês Paul Garassus, que durante uma década liderou a UEHP e de quem o representante português foi vice-presidente, desde 2021. O mandato à frente da UEHP é de dois anos, mantendo Óscar Gaspar as suas funções de presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP).

Sobre Óscar Gaspar

Nascido em Vagos, em1969, Óscar Gaspar é licenciado em Economia e tem uma pós-graduação em Gestão Pública. A par da sua atividade de gestor, exerceu funções públicas como adjunto do Gabinete do secretário de Estado Adjunto e do Orçamento (entre 1999 e 2001), foi assessor económico do primeiro-ministro (entre 2005 e 2009) e secretário de Estado da Saúde, entre 2009 e 2011.

Em 2016, foi escolhido para a presidência da APHP, cargo para o qual foi já reeleito duas vezes por unanimidade. Para além da presidência da APHP, Óscar Gaspar é membro da Comissão Executiva da CIP e do Conselho Económico e Social. É ainda vice-presidente do Conselho de Saúde, Prevenção e Bem-estar da CIP, membro do Conselho Nacional de Saúde e do Conselho Nacional de Saúde Pública, entre outros cargos.