Porque “A comer é que a gente se entende”, o Festival Gastronómico “Mira à Mesa” regressa para a 4.ª edição. “Cada vez que temos um evento que é um sucesso, temos de o repetir”, como afirmou o presidente da Câmara Municipal de Mira, Artur Fresco, na apresentação do festival, que teve lugar no Centro de Interpretação da Casa e Cultura Gandaresa, no Seixo de Mira, e que contou com um ‘showcooking’, em que dois produtores locais, senhor João e senhor Zagalo, fizeram broa e assaram sardinhas em forno de lenha, para os presentes.
O Festival, que tem como mote o projeto “A comer é que a gente se entende”, com o objetivo de incentivar ao consumo de produtos locais, de produtores locais e à promoção da gastronomia tradicional e típica gandaresa, decorrerá nos dois últimos fins de semana de março (21, 22 e 23; e 28, 29 e 30).
Foram 17 os restaurantes do concelho e uma confraria gastronómica que aderiram a este evento, de modo a partilhar os seus pratos típicos gandareses, e que terão uma carta especial, desde entradas às sobremesas com alimentos típicos.


Apesar do Festival ocorrer no final do mês de março, de modo “a combater a sazonalidade e promover produtos endógenos”, os restaurantes terão, ao longo de todo o ano, alguns pratos típicos, mas já em menor quantidade, pois o “incentivo maior, com melhor ambiente”, é em março.
Esta edição conta na mesma com o desafio já lançado, “Mira Doce”, cujo vencedor foi o pastel Visconde de Mira.
Os restaurantes que aderiram ao evento estão espalhados por todo o concelho. São eles: 100 Temperos (Praia de Mira); O caçanito (Praia de Mira); Calidris Vinhos e Petiscos (Praia de Mira); Cantinho do Kinzana (Praia de Mira); A Chave (Portomar); Confraria Nabos e Companhia (Carapelhos); Cozinha (Praia de Mira); Lila (Praia de Mira); Milénio (Leitões); Morhua (Praia de Mira); Pátio do Tabuínhas (Praia de Mira); Peixaria Nosso Mar (Portomar): Petisc’Art (Praia de Mira); Pica na Tábua (Praia de Mira); Prazo Mercearia & Casa de Comer (Barra de Mira); Sabores da Praia (Praia de Mira); Salgáboca (Praia de Mira) e Seiça (Lagoa de Mira).