Assine já


Oliveira do Bairro // Palhaça // Sociedade  

Ambiente: Feira da Palhaça recebe galardão “Mercado a Reciclar”

As ações têm passado por incentivar a separação dos resíduos recicláveis na Feira da Palhaça, junto dos feirantes, a distribuição de materiais para essa separação e o acompanhamento e monitorização da recolha dos mesmos.

A Feira da Palhaça recebeu no sábado, 29 de março, pelas mãos da ERSUC, o Galardão “Mercado a Reciclar”, numa sessão simbólica de descerramento da distinção, que contou com a presença do presidente e vice-presidente da Câmara Municipal, dos autarcas das freguesias vizinhas e de alguns representantes de associações e instituições da freguesia.

O mercado palhacense é o segundo, a seguir a Estarreja, a receber esta distinção, de acordo com Bruno Tomé, responsável, administrador da ERSUC – presente na cerimónia – “fruto do seu esforço, responsabilidade e preocupação com a sustentabilidade”. O mesmo responsável e administrador partilhou sentir-se “muito contente por ouvir falar [a sério] de sustentabilidade com provas dadas” nesta freguesia, e adiantou ainda que este projeto será posto em prática noutros municípios do distrito.

Este projeto de recolha, sensibilização, monitorização envolve, desde há alguns anos, a Junta de Freguesia (JF) da Palhaça, a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e a ERSUC. As ações têm passado por incentivar a separação dos resíduos recicláveis na Feira da Palhaça, junto dos feirantes, a distribuição de materiais para essa separação e o acompanhamento e monitorização da recolha dos mesmos.

O objetivo é garantir que o lixo seja devidamente encaminhado para a reciclagem, evitando a dispersão inadequada, pelos espaços adjacentes à feira, e promovendo a sua valorização. Luís Ruivo, presidente da Junta de Freguesia, sublinhou o trabalho que tem vindo a ser feito até à data, destacando a quantidade de resíduos que foram registados nos últimos anos – segundo dados da EGF – Empresa Geral do Fomento, em 2023 e 2024 foram recolhidas e encaminhadas para a reciclagem cerca de 11 toneladas de resíduos da Feira da Palhaça – reconhecendo, contudo, que “há ainda muito a fazer, mas este é sem dúvida um marco importante para a freguesia local, no que diz respeito à sensibilização dos feirantes e visitantes que todos os meses procuram a Feira da Palhaça para as suas compras”.

Duarte Novo, na sua intervenção, fez referência ao trabalho que o Município tem vindo a fazer na área da recolha seletiva e dos vários projetos em curso, na disponibilização de contentores por parte da câmara para este projeto e no empenho das equipas envolvidas neste trabalho. Focando-se no exemplo da Feira da Palhaça, como espaço de implementação de um projeto à medida, que precisa de continuar a ser adequado na sensibilização a todos os envolvidos, para que continue a ter sucesso e resulte numa redução de resíduos e na recolha correta dos mesmos.

Feira da Palhaça “mudou-se” há 10 anos

No passado mês de março, a Feira da Palhaça assinalou uma década de mudança para o novo recinto, na Rua da Bica, onde reúne todas as condições para continuar a ser um mercado de referência da região.
A freguesia continua empenhada em afirmar este mercado, como comprova a recente campanha de renovação da sua imagem e de ações complementares de incentivo à identidade sustentável do mercado que se seguirão em breve.