O Anadia FC SAD, que atua na Liga 3, lançou no último sábado uma nota de repúdio por tentativa de match fixing – manipulação de resultados -, em comunicado oficial. O clube, que luta pela manutenção e ocupa atualmente um lugar de despromoção para o Campeonato de Portugal, refere ter denunciado ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa “uma tentativa de match fixing em prejuízo do Anadia FC, seus jogadores e adeptos”. “O Anadia FC e sua atual administração tem um trabalho intenso e diário na qualificação e profissionalização de sua gestão com vistas a contribuir igualmente para o desenvolvimento da Liga 3 e do futebol português como um todo”, pode ler-se no comunicado.
A administração que representa o emblema repudia o acontecimento: “Causa-nos surpresa perceber que ainda há práticas que vão contra o espírito desportivo, a ética e toda a transformação positiva pela qual o futebol português vive”, garantindo não compactuar “com este tipo de atitude”.
Contactado pelo JB, o presidente da SAD, Rodolfo Kussarev, descreveu, sem nomear nomes, o que aconteceu na última semana: “Um funcionário do clube foi abordado, por duas vezes, na quarta-feira (dia 9) e na sexta-feira (dia 11), ambos à noite, para sabotar a água dos jogadores, com o intuito de passarem mal durante o jogo”, deixando no ar que a oferta surgiu por parte de um clube adversário.
Perante esta situação, na sexta-feira à tarde, o Anadia FC SAD apresentou a primeira queixa junto do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol e, por causa da segunda proposta, fez entrar uma nova participação no organismo nesta segunda-feira.
Rodolfo Kussarev adiantou ainda que no último jogo em casa (dia 5 de abril), frente ao SC Braga B, “três jogadores sentiram-se mal ao intervalo e um deles teve uma indisposição intestinal”.
Entretanto e segundo fonte próxima do processo, o JB apurou que o dito funcionário foi alvo de uma proposta de cinco mil euros.
Derrota por 2-0
Este domingo, na 8.ª jornada da fase de manutenção na Liga 3, o Anadia visitou o Trofense, tendo perdido por 2-0. O Trofense assegurou matematicamente a manutenção na Liga 3 Placard e ascendeu ao 1.º lugar da Série 1 da Fase de Manutenção (igualando os 21 pontos do Braga B). Já os bairradinos, com este resultado, ficam em situação difícil no 5.º lugar, com 13 pontos, menos 2 do que o São João de Ver (primeira equipa acima da linha de água) e menos 4 do que a Sanjoanense, quando faltam duas jornadas para o termo da competição.