Nininho Vaz Maia (dia 18), Sara Correia (dia 19), MC Daniel (dia 20), Morcheeba (dia 21) são os cabeça de cartaz da 21.ª edição da Feira da Vinha e do Vinho de Anadia, que está de regresso ao Vale Santo, de 18 a 22 de junho.
A apresentação do certame, que tem nesta edição um orçamento global a rondar os 500 mil euros, decorreu na última segunda-feira, nos Paços do Concelho.
O vice-presidente da autarquia, Jorge Sampaio, destacou como grande novidade o facto das Marchas dos Santos Populares voltarem ao certame, deixando de se realizar num evento em separado. O regresso ao formato anterior deve-se, segundo explicou, “ao diálogo que temos mantido com as marchas” que voltam a encerrar, com chave de ouro, mais uma edição da Feira, no domingo, dia 22. “Este ano, temos bastantes marchas e boas surpresas para que esta seja uma noite memorável”, afirmou Jorge Sampaio, convicto de que a originalidade e criatividade das marchas provenientes das várias freguesias do concelho voltará a surpreender o público, sendo certo que, também este ano, atuará uma marcha da Câmara Municipal.
A realizar nos moldes dos anos anteriores, a presente edição da Feira da Vinha e do Vinho (FVV) sofrerá apenas alguns pequenos ajustes nos espaços, nomeadamente na zona do palco “Sentir Anadia”, que se tornava acanhada face à circulação dos visitantes.
A parte reservada aos produtores terá a configuração habitual, porque “o modelo seguido nos últimos dois anos vai muito ao encontro do que é o desejo do setor”, avançou Jorge Sampaio sobre os 14 ou 15 espaços destinados aos vinhos.
Os palcos vão continuar a ser dois, o palco Anadia Terra de Paixões, destinado à atuação dos grupos de cariz nacional, e o palco Sentir Anadia, que ficará a cargo das associações culturais do concelho, dando voz e visibilidade ao trabalho que realizam. “Como são cinco dias de feira, o que está definido é que haja rotatividade ente as associações para que em cada ano atuem cinco ou seis que depois não se repetem no ano seguinte”, explicou.
As tasquinhas e a restauração voltam a ter um espaço definido, já que são uma importante componente do certame. “No ano passado, a organização do espaço funcionou muito bem e tivemos um feedback muito positivo, pelo que o modelo será muito próximo, ainda que com alguns ajustes”, referiu Jorge Sampaio.
Cartaz diversificado
A apresentação do cartaz do Palco Terra de Paixões coube ao vereador Lino Pintado, que vincou a vontade do município de corresponder ao que são os gostos dos diferentes públicos: “voltamos a fazer este esforço de sermos o mais ecléticos possível e trazer ao certame um cartaz muito abrangente”.
No domingo, o dia dedicado às famílias – com entradas gratuitas – terá, à tarde, dois mini-shows: Cocomelon e Bluey prometem fazer as delícias dos mais pequeninos (17h30). À noite atuam as marchas populares (21h30).
Na apresentação do certame, a edil Teresa Cardoso sublinhou a vontade do executivo em manter, pelo menos nesta edição, a FVV no mesmo espaço (Vale Santo), dada a limitação de espaço, o que implica sempre um grande desafio à organização.
Reiterando que o certame visa a promoção do concelho, espera cinco dias de muito público, já que será este a garantir o sucesso do certame e dos expositores, que na presente edição voltam a rondar os 120 espaços. Por outro lado, Teresa Cardoso realça que a FVV também promove o associativismo, a gastronomia e os vinhos do concelho, dinamizando a economia local, desde o comércio ao turismo.
Cinco dias de festa, que acredita serem de grande animação, já que as entradas terão um preço simbólico de 3 euros. O bilhete geral terá um custo de 10 euros. Quem tiver os cartões Anadia Jovem ou Anadia Sénior poderá usufruir de 50% de desconto nos ingressos.