Os estudantes do 12.º ano do Instituto Duarte de Lemos (IDL), André Alves, Carolina Lopes e Mariana Monteiro (na foto, com a Prof. Eliana), alcançaram o 2.º lugar na categoria A da fase nacional da Competição Europeia de Estatística, ficando automaticamente apurados para participar na fase europeia da competição, que terá lugar no próximo mês de maio.
A equipa foi ainda agraciada com um prémio de 600 euros.
Este resultado destaca o talento e a dedicação dos estudantes, que demonstraram um excelente domínio da estatística e das suas aplicações, evidenciando ter verdadeira noção da, cada vez maior, importância que esta tem na compreensão do mundo atual.
A segunda fase desta competição, organizada a nível europeu, visa promover o pensamento crítico, a análise de dados e a literacia estatística entre os jovens, e os estudantes do IDL seguem para ela, visando, com o seu trabalho, representar Portugal da melhor forma.
O tema do projeto desta equipa será “Is Gen Z changing the world?”, uma reflexão sobre o impacto da geração Z na sociedade atual quando comparada com as gerações anteriores.
A Competição Europeia de Estatística (ESC 2025) é uma competição organizada pelo Eurostat (o Gabinete de Estatísticas da União Europeia) e vários Institutos Nacionais de Estatística, dirigida aos estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, com o propósito de os familiarizar com a estatística e as fontes de estatísticas oficiais.
Estudantes do ensino secundário de 19 países competem, primeiro ao nível nacional e depois ao nível europeu, neste concurso de literacia estatística. Os países participantes são: Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Listenstaine, Lituânia, Luxemburgo, Polónia e Portugal.
Em 2025, a fase nacional da competição envolveu 78 escolas, 501 equipas e 1327 alunos, sendo que o Instituto Duarte Lemos, de Águeda, participou com 19 estudantes, distribuídos por 7 equipas.