A Junta de Freguesia de Oiã encheu-se na tarde de 22 de março para dar palco à apresentação do livro “O Caminho da Solitude”, da autoria da oianense de coração, Susana Freitas, que naquele mesmo dia festejava o seu 50.º aniversário.
O evento teve como chefe de cerimónias Miriam Magalhães, e coube ao presidente da Junta de Freguesia, Bruno Seabra, abrir os trabalhos, dando as boas-vindas a todos os presentes.
A apresentação formal do conto para adultos esteve a cargo de Leontina Novo, que destacou o título pouco comum e o texto, que deixa muito espaço para a reflexão. Abordou ainda as ilustrações de Pedro Piteko, ilustrador e artista gráfico, que vive um dos seus sonhos de criança ao ilustrar o primeiro livro, O Caminho da Solitude, oportunidade dada pela Sana Editora; e a novidade que faz deste projeto muito original: uma composição musical e um mantra composto e produzido por Nuno Fontes.
Durante a apresentação da obra, houve espaço para apresentar o tema musical com uma pequena performance de Ni Fernandes e um miniconcerto com Nuno Fontes e Adriana Figueiredo, que deu voz a este projeto.
No final, não faltou bolo e espumante produzidos em terras de Oiã e a sessão de autógrafos com os três intervenientes: autora, ilustrador e compositor musical.
“O Caminho da Solitude” é um conto sobre a jornada individual, as opções, a busca das respostas que, em algum momento da vida, parecem teimar em não aparecer. “Mais importante do que chegar ao destino, é a vivência do caminho”, refere a autora. O livro já tem diversas apresentações agendadas em livrarias do país e pode ser adquirido junto dos autores ou nas livrarias habituais.
Sobre a autora
Susana Freitas é Licenciada em Geografia, fez mestrado em Geografia Humana, foi professora de Geografia e atualmente é formadora e editora.
Em setembro de 2014, lançou o seu primeiro livro, “A Menina e a Sábia”, um conto escrito e ilustrado por si. Este livro levou-a a mergulhar no mundo editorial, conhecendo autores e apreendendo sobre o mundo editorial.
Em 2016 fundou a Sana Editora, um projeto literário que já conta com mais de sete dezenas de livros editados, alguns já várias edições. Desde então foram realizadas várias atividades e eventos ligados ao campo da edição, promoção e acompanhamento de autores.
Em 2025, Susana Freitas inicia o projeto “O Caminho da Solitude”, agora apresentado.