Assine já


Sociedade // Vagos  

Vaga D’Ouro: Advogado Abílio Neto galardoado com Prémio Carreira

Nesta XVI Gala Vaga D’Ouro, que decorreu em Vagos, foram ainda homenageados todos os nomeados do ano 2020 que, devido à pandemia, não tiveram Gala no seu ano.

A rádio Vagos FM e o jornal O Ponto levaram a cabo, no sábado, 29 de março, a XVI Gala Vaga D’Ouro, depois de um interregno provocado pela Covid-19.

Na cerimónia, foram homenageados todos os nomeados do ano 2020 que, devido à pandemia, não tiveram Gala no seu ano. Foi, também, realizada uma homenagem às Unidades de Saúde Familiar do concelho de Vagos e à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vagos, por terem estado na luta contra a pandemia.

Em 2025, na XVI Gala Vaga D’Ouro foram distinguidos, na área social, a Mais Feliz Associação; na cultura, João Martins; no desporto feminino, Melissa Maia; no desporto masculino, Luís Jesus; no desporto coletivo, o Trepanelas; no empresarial, a Mistolin e, na política, João Paulo Sousa.

Prémio Júri

Este ano, a novidade prendeu-se com a atribuição do Prémio Júri, um prémio honorífico que resultou apenas da decisão do júri. O prémio foi atribuído à comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, dinamizada pela Assembleia Municipal de Vagos.

Para Rui Santos, presidente da Assembleia Municipal, este é o reconhecimento do trabalho que todos os eleitos neste órgão têm desempenhado.

Prémio Carreira

O ponto alto da noite foi a entrega do Prémio Carreira, um galardão que destaca o trabalho desenvolvido por vaguenses ao longo de uma vida. Na edição deste ano, o galardoado foi Abílio Neto.

Abílio Neto nasceu em Calvão a 9 de janeiro de 1936. Ingressou, com 10 anos, no Seminário de Coimbra. Frequentou a Universidade Pontifícia de Salamanca, onde se licenciou em Direito Canónico com classificação final de “Magna cum laude” e ingressou, mais tarde, na Universidade de Coimbra, onde se licenciou em Direito, na altura com a nota máxima.

Quando ainda era estudante, escreveu, em colaboração com Miguel Pupo Correia, os “Apontamentos de Direito das Obrigações”. Seguidamente, sob a supervisão de Anselmo de Castro, escreveu o 1.º, 2.º e 3.º volumes das “Lições de Processo Civil”.

Já formado, inscreveu-se na Ordem dos Advogados de Lisboa, em 1967, e exerceu a advocacia ao mesmo tempo que formava novas gerações, na Universidade Católica de Lisboa. Foi advogado de várias empresas, tendo sido diretor do Contencioso da Sociedade Central de Cervejas desde 1970 até se reformar.

Ministrou conferências e congressos sobre direito civil, direito processual civil, direito do trabalho, direito comercial e direito de arrendamento. Anotou e comentou vários códigos, num total de 29 títulos. Em 2020, já com 84 anos, editou, ainda, mais dois títulos: a 5.ª edição do Novo Código de Processo Civil volume I e a 5.ª edição do Novo Código de Trabalho.