No passado fim de semana, teve lugar a 1.ª edição do Festival dos Moinhos, uma iniciativa intermunicipal, com palco no município de Vagos, mas abrangendo mais quatro concelhos: Águeda, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga e Nelas.
O evento é promovido pela Agência Monstros, em parceria com o Turismo de Portugal, tendo como objetivo preservar o património molinológico e manter vivas as memórias de uma tradição muito antiga.
A abertura oficial do 1.º Festival dos Moinhos decorreu na manhã de sábado, na Casa–Museu Gandaresa de Santo António de Vagos, onde a vereadora da CM Vagos com os pelouros do Turismo e Urbanismo, Sara Caladé, revelou que a ideia futuramente é “ampliar ainda mais o alcance do festival”, ou seja, fazer com que a rede de municípios envolvidos seja alargada, de modo a criar valor acrescido para as associações (nesta 1.ª edição, há 15 envolvidas) e ainda “fazer com que a população nos visite ao longo do ano”.
“Entre sábado e domingo, os cinco municípios recriaram a Rota dos Moinhos (Portuguese Mills), com mais de 50 experiências em 25 moinhos”, adiantou Cristóvão Monteiro, promotor da Agência Monstros.
Esta 1.ª edição, acrescentou, marca o início de uma jornada que quer crescer anualmente, com mais moinhos recuperados e um maior leque de atividades, pensadas para diferentes tipos de visitantes.
Visitas guiadas, degustações, caminhadas, palestras, oficinas lúdicas, workshops fazem parte das experiências desta iniciativa.