Vítor Manuel, residente em Sangalhos, que, em 2013, encabeçou um movimento contra a realização da tradicional tourada da Feira do Cavalo que decorre em simultâneo com a FIACOBA, avisou, na última reunião da Câmara de Oliveira do Bairro, que vai preparar uma nova manifestação, em grande escala, contra este evento. “Estou aqui, novamente, para perguntar por que o presidente esbanja tanto dinheiro para promover espetáculos sanguinários, hediondos, macabros, quando tem tanta coisa para fazer aqui no concelho”. “Vou contar com todas as sociedades dos direitos de animais e o presidente vai ser conhecido pela pior forma”, avisou Vítor Manuel.
Vítor Manuel acusou ainda o presidente de estar a meter o vício das touradas nas crianças e a criar “futuros psicopatas”. “Estudos dizem que os psicopatas começam por aqui”, afirmou.
O Partido pelos Animais e pela Natureza (PAN) também esteve presente na reunião e sugeriu que o presidente da Câmara “pondere, em vez da tourada, a integração de um espetáculo cultural e pedagógico”.
O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Mário João Oliveira, explicou que “não se trata de uma atividade isolada e está enquadrada numa feira que já vai na sétima edição”, justificando que “a gestão do orçamento cabe à Câmara Municipal, sendo este aprovado pela Assembleia Municipal”.
O edil referiu ainda que já viu muitas médicas a levarem os filhos e os netos, pelo que “se calhar têm uma ideia diferente da sua”.