Assine já
Região

Verallia Portugal revela vencedores do Concurso de Design & Criatividade

A 1.ª Edição do “Concurso de Design & Criatividade – À Conquista de Novas Tendências de Mercado e Consumidores”, promovido pela Verallia Portugal e apadrinhado pelo célebre designer Francisco Providência, já tem vencedores.

Numa cerimónia que decorreu no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz (CAE), no dia 13 de junho, a Verallia Portugal revelou os 5 vencedores e as 5 Menções Honrosas atribuídas. O 1.º prémio foi atribuído a Fábio Martins, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, com o Projeto Drop Cut, na categoria Vinhos. O 2.º prémio foi atribuído a Ricardo Pereira, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo, com o Projeto Simbiose, na categoria Sumos e Refrigerantes. O 3.º prémio foi atribuído a Wilson Sanches, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, com o Projeto Ártica, na categoria Aguardentes e Licores. O 4.º prémio foi atribuído a Catarina Pires, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, com o Projeto Gota, na categoria Azeites. O 5.º prémio foi atribuído a Rui Antunes, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, com o Projeto Été, na categoria Aguardentes e Licores.

Na abertura da cerimónia, o Diretor Geral da Verallia Portugal, Paulo Pinto, referiu o sucesso desta 1.ª edição do Concurso e garantiu uma 2.ª edição já no próximo ano letivo. Nesta 1.ª edição do concurso aberto a todas as instituições de ensino nacionais, foram recebidas 94 inscrições e avaliados 50 projetos de 4 instituições de ensino: Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha do Instituto Politécnico de Leiria (ESAD); Escola Superior Gallaecia de Vila Nova de Cerveira, Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG) e a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa.

A realização dos projetos teve como base novas soluções de vidro de embalagem, direcionadas a nichos de mercado ou mass-market com vantagens diferenciadoras para os consumidores e distinção no mercado vidreiro. No desenvolvimento deste projeto, os alunos deviam criar essas mesmas soluções em função de um público-alvo específico, tendo em consideração as questões económicas do lançamento de uma garrafa ou de um boião em vidro.

Para além dos prémios indicados no Regulamento do Concurso (5.º prémio: Entrevista com o Diretor Geral da Verallia Portugal e a Diretora de Recursos Humanos; 4.º prémio: estágio de verão de um mês na Verallia Portugal; 3.º prémio: 1.000 euros; 2.º prémio: 1.500 euros; 1.º prémio: 2.000 euros), a Verallia Portugal decidiu oferecer a cada premiado o livro “Design et al”, cujo autor do terceiro capítulo é o Padrinho do Concurso, o Professor Francisco Providência.

Todos os participantes terão, igualmente, a oportunidade de visitar gratuitamente a Exposição “O Vinho & O Fado”, patente no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, em que a Verallia Portugal é patrocinadora e parceira.