A 10.ª edição da Mostra de Gastronomia da Mamarrosa realiza-se de 1 a 4 de agosto, na Mamarrosa, no recinto de festas de S. Sebastião, junto ao Instituto de Educação e Cidadania da Mamarrosa (IEC). A Mostra é organizada pela União de Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa, e pretende promover e preservar a cozinha local.
A iniciativa decorre em simultâneo com os Festejos de S. Sebastião, já que ambos os eventos se complementam e estão interligados. Nesta Mostra de Gastronomia participam sete associações da Mamarrosa a que, neste trabalho, damos visibilidade, com especial destaque para o Rancho Folclórico “As Vindimadeiras” da Mamarrosa, que completa a passagem dos seus 40 anos de atividade.
O presidente da União de Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa, Duarte Novo, diz não ter dúvidas de que “a mostra de gastronomia de Mamarrosa, para além de ser já um marco de referência da vila, também o é do concelho”. “É uma tradição que a Junta de Freguesia entende de extrema relevância e um excelente exemplo do pulsar das forças vivas locais”, afirma, justificando que aquando da mudança da Mamarrosa para a União de Freguesias, “as premissas iniciais mantiveram-se, contudo foram lançados novos desafios às Associações para esta edição e que foram muitos bem aceites”.
O autarca afirma que “esta Mostra de Gastronomia, criada em 2004, tinha como objetivo mostrar o genuíno pulsar da terra, sendo que envolver as forças vivas da freguesia seria o melhor meio para o fazer – estas foram, desde a primeira hora, convidadas a ser parceiras. As associações confecionam pratos genuínos e, paralelamente, vão mostrando as suas atividades”.
Relativamente a investimentos, Duarte Novo refere que, “tal como em outras iniciativas que decorrem na União de Freguesias e que envolvem as Associações locais, a Junta de Freguesia assegura os meios físicos e logísticos, como a electricidade, tendas, sanitários, apoio na animação, entre outros. Trata-se de um investimento na cultura, que é uma das áreas em que a Freguesia aposta”.
Duarte Novo relembra, no entanto, que o apoio da Comissão de Festas de S. Sebastião é importante, já que “o facto das festas de S. Sebastião decorrerem em simultâneo e em espaço contíguo à Mostra de Gastronomia permite que a animação da própria festa traga mais pessoas à Mostra e fixe as mesmas por mais tempo. Também é verdade que a Mostra de Gastronomia traz mais pessoas para a festa de S. Sebastião”.
Instado a pronunciar-se se faz sentido que este evento, futuramente, seja descentralizado e alargado às freguesias que agora compõem a União, o autarca defende que “todas as iniciativas que promovam a nossa freguesia são de explorar e de impulsionar”. “Neste momento as Associações que irão participar são de Mamarrosa, tendo sempre a Junta de Freguesia presente que com todas as forças vivas da freguesia irá promover esta como outras iniciativas sempre e de acordo com as Associações.”
O presidente da União relembra que “a Câmara Municipal sempre apoiou a Mostra de Gastronomia da Mamarrosa, não só com meios financeiros, mas também com meios logísticos”. “É com esses apoios que contamos e que têm ajudado a que esta Mostra já vá na sua décima edição”, finaliza.
“O sucesso depende do programa das Festas”. A Comissão de Festas de S. Sebastião assume um papel preponderante na Mostra da Gastronomia da Mamarrosa. Partilham o mesmo espaço, a mesma animação e conseguem desta forma juntar mais público.
Artur Pato é o juiz da Comissão de Festas de S. Sebastião e explica que, como agora a freguesia tem outras dimensões, ainda não sabe ao certo quantas associações irão participar, mas “pessoalmente, penso que irá ter o mesmo objetivo e pouco ou nada vai mudar”.
Artur Pato recorda que “esta Mostra de Gastronomia foi realizada, a primeira vez em 2004, era eu juiz da festa de S. Sebastião”.
Acrescenta que “o grande responsável pela realização da Mostra de Gastronomia foi o então secretário da Junta de Freguesia, Artur Bem Haja, que a idealizou e tornou realidade. Trabalhámos ambos em sintonia para o sucesso do primeiro ano. Esta Mostra de Gastronomia é vocacionada apenas para as associações da então freguesia de Mamarrosa e foi fundada para que cada associação possa obter alguns lucros”.
Este responsável diz ainda que, “como é só exclusivamente para as associações, nem sempre é fácil as mesmas disponibilizarem-se, até porque algumas vivem com dificuldades em arranjar pessoas para trabalhar”. Por isso, “o sucesso da Mostra de Gastronomia depende muito do programa da festa e das pessoas que consegue cativar”. Daí que diga que “o importante aqui não é o crescimento, porque as associações são sempre as mesmas, mas manter o evento, porque dá grande prestígio, tanto para a festa como para a terra”.
Artur Pato sublinha ainda que a Comissão de Festas que lidera vai contar com o apoio da população da União de Freguesias e com certeza, com a Junta da União de freguesias.