O diretor do Instituto de Educação e Cidadania (IEC) da Mamarrosa e professor jubilado do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra, Arsélio Pato de Carvalho, vai ser homenageado no evento internacional de ética das neurociências, ICONE, a ter lugar, nos dias 9 e 10 de Abril, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
A homenagem conta com a participação de conceituadas figuras nacionais e internacionais das neurociências como Catarina Resende de Oliveira do CNC, João Lobo Antunes, Alexandre Castro Caldas, Jean-Pierre Changeux, do Collège de France, e Elkhonon Goldberg, fundador e Diretor do Luria Neuroscience Institute.
O evento, organizado pelo Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa, visa debater o papel da ética nos projetos de estimulação e mapeamento do cérebro, de modo a prevenir uma potencial desumanização.
Nascido a 1 de Agosto de 1934, Arsélio Pato de Carvalho foi para os Estados Unidos com 16 anos, onde se licenciou em bioquímica e obteve doutoramento em fisiologia celular na Universidade da Califórnia, em Berkley. O homenageado fundou o primeiro Laboratório Associado Nacional em 1990, o Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da UC, o qual dirigiu durante 12 anos.
Em 2002-2003 foi Reitor da UC e, em 2007, foi condecorado pelo Presidente da República com o Grau de Grande-Oficial da Ordem Infante D. Henrique.
Atualmente, Arsélio Pato de Carvalho é o Provedor do Bolseiro de Investigação e Diretor do Instituto de Educação e Cidadania, do qual também é fundador, localizado na sua terra natal, Mamarrosa, concelho de Oliveira do Bairro.