Numa plateia predominantemente formada por empresários e outros profissionais ligados ao mais diversos setores económicos, bem como responsáveis e técnicos das áreas da educação e da ação e serviço social, foi apresentada no dia 10 de abril, no Cineteatro de Anadia, o programa municipal “Invest em Anadia -Estratégia Municipal de Promoção de Empreendedorismo, do Investimento e Criação de Empresas”, da responsabilidade da Câmara Municipal de Anadia.
Numa sessão presidida pelo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, caberia a Pedro Maranha, do Conselho de Administração do Curia Tecnoparque, dar a conhecer o plano de ação, os eixos estratégicos (atração de jovens empreendedores, desenvolver a cultura industrial existente, estimular empresas já instaladas, valorizar e promover as áreas de acolhimento empresarial e valorizar o potencial humano), assim como o público alvo deste programa, cuja primeira medida foi a criação de um Gabinete de Atendimento às Empresas e ao Empreendedor, já em funcionamento no Curia Tecnoparque, associado a uma plataforma online.
Atrair investidores
Na ocasião, Pedro Passos Coelho afirmou que Portugal precisa de atrair mais investimento externo, por forma a ultrapassar o défice de capital existente no país. Apesar de acreditar num crescimento mais sustentado, graças à retoma do investimento desde 2014, o primeiro-ministro acrescentou que os dados disponíveis “são encorajadores”, porque a economia começou a retomar no início de 2013 e tem estado consecutivamente em terreno positivo. “A perspetiva é que o ano de 2015 seja um ano de crescimento mais significativo”, revelou, sublinhando também a necessidade de se continuar a apostar na qualificação de recursos humanos. “O plano de Anadia está muito alinhado com as nossas prioridades.” Por isso, o caminho a trilhar deve ser feito na aposta de uma economia mais competitiva e com mais inovação.
Catarina Cerca
Leia a reportagem completa na edição de 16 de abril de 2015 do Jornal da Bairrada