O projeto “Smoke The Fire”, da Escola Secundária de Oliveira do Bairro concorreu ao 24.º concurso de jovens cientistas e investigadores e foi selecionado, de entre 180 projetos a concurso, para a X Mostra Nacional de Ciência, que decorreu de 30 de maio a 1 de junho no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa. Durante a Mostra, o projeto competiu perante um universo de 100 projetos de várias áreas da ciência de todo o país e também, pela primeira vez, projetos de Espanha e do Brasil. Após uma análise de um exigente júri constituído por cerca de 30 elementos das mais diversas áreas e universidades de Portugal, o projeto obteve o Prémio Especial de Engenharia, patrocinado pela LIPOR, no valor de 250 euros.
O projeto “Smoke The Fire” foi desenvolvido pelos alunos Diogo Albuquerque, Samuel Santos, Vitaliy Davydovych e Gabriel Marques do 11.º B e coordenado pelo professor Joaquim Almeida. Ao longo do ano letivo, este grupo da Escola Secundária de Oliveira do Bairro desenvolveu o projeto com o intuito de proteger a saúde biológica das florestas e ajudar os bombeiros no combate aos incêndios, promovendo assim a proteção de habitats, vidas humanas e animais, através da conceção de um dispositivo detetor de fumo a ser colocado no topo das árvores e postes de eletricidade.
Este dispositivo tem como objetivo emitir um rápido alerta às autoridades indicando um possível incêndio, permitindo uma maior eficácia na atuação das autoridades perante este. Assim, quando o fumo atinge um sensor, o processador do dispositivo comanda o módulo GSM no sentido de enviar uma mensagem escrita às autoridades, neste caso bombeiros, com as coordenadas espaciais e temporais do incêndio. Testes efetuados demonstram rapidez no tempo de resposta e precisão na localização, pelo que contribui para uma maior eficácia na atuação das autoridades e, consequentemente, menor área ardida das florestas.
O projeto viu o trabalho ser recompensado com a atribuição deste prémio, gerando motivação e vontade de continuar a trabalhar.