A tragédia de Pedrógão Grande impulsionou uma onda de solidariedade como há muito não se via no país. Em Oliveira do Bairro, a professora Lúcia Miranda pensou em organizar um concerto cuja receita revertesse para aquela região, porém, canalizada para os bombeiros de Castanheira de Pêra feridos no incêndio e suas famílias.
Assim, e com a ajuda do músico Tiago Matias, surgiu a campanha “Prá Frente”, que se materializa na próxima sexta-feira, dia 13 de outubro, no Quartel das Artes.
Com artistas “prata da casa”, e como nos adianta Tiago Matias, o contributo é de todos, os que participam e os que assistem. O dinheiro será entregue aos destinatários no momento do espetáculo.
O desafio foi proposto pela Lúcia Miranda [professora no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro], que me falou na vontade em fazer alguma ação que resultasse num apoio efetivo para as vítimas do incêndio de Pedrógão.
Conversámos sobre o tema nos dias que se seguiram ao incêndio, numa altura em que já estavam a decorrer muitas campanhas em todo o país. Pensámos, por isso, em fazer um evento diferente, em Oliveira do Bairro e com as gentes de Oliveira do Bairro, e essencialmente com um destinatário muito objetivo, no caso, a corporação de bombeiros de Castanheira de Pêra, a que foi diretamente mais afetada.
A Lúcia Miranda e eu próprio. Contámos com a parceria da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e Quartel das Artes, da Cais do Som e de algumas pessoas que nos ajudaram a levar o projeto em diante, nomeadamente os músicos e técnicos que se disponibilizaram a colaborar na iniciativa.
O concerto pretendia, inicialmente, reunir vários grupos e artistas da região. Optámos, entretanto, por um formato diferente, com uma banda de apoio – Cheers – a acompanhar cantores mais ou menos profissionais do nosso concelho: Beatriz Miranda, Carla Mota, Manuel Bôrras, Oriana Pataco e Sandra Morais. No intervalo do concerto serão também vendidos alguns quadros, doados por artistas locais, que se quiseram juntar à campanha.
Numa altura em que se fala muito sobre os problemas na distribuição do dinheiro das várias campanhas públicas sob o tema de Pedrógão, quisemos proceder de uma forma direta, imediata e transparente: no final do espetáculo, as receitas dos bilhetes e venda de quadros será entregue diretamente e publicamente, ao Comandante da Corporação de Bombeiros de Castanheira de Pêra, que estará presente no espetáculo, bem como familiares das vítimas da mesma corporação.
Deverá dirigir-se ao Quartel das Artes, Cais do Som ou pelo número 919416516 (Lúcia Miranda).