Acaba de abrir, na Malaposta (Edifício Arcádia), um novo espaço que oferece uma variedade enorme de serviços para tratamento de roupa.
Pato’s Lounge é, assim, muito mais do que uma lavandaria self-service, avança a proprietária Lídia Pato, que quer com este espaço “dar a possibilidade aos clientes de, numa situação em que não têm tempo, deixarem a roupa para fazer o serviço, a que acresce a taxa de serviço”.
Aberto 365 dias por ano, das 7h às 22h30 (horário da última entrada), este novo espaço destaca-se dos espaços similares, na medida em que aqui, para além da lavagem e secagem de roupa, o cliente pode usufruir de um serviço de engomadoria e de pequenos arranjos. “Vamos supor que o cliente faz o serviço de lavagem e secagem em self-service e quer deixar algumas peças para engomar. Pode fazê-lo, escolhendo a roupa que quer deixar para engomar”, avança, dando nota de que aqui também se fazem “pequenos arranjos, num cortinado, uma bainha, um botão ou um fecho. Coisas simples e que são necessidades do nosso dia a dia”, acrescenta. A engomadoria e os pequenos arranjos estão disponíveis de segunda a sexta-feira, até às 19h30.
Um espaço moderno, acolhedor e muito simpático – daí o termo lounge – já que o cliente, durante o processo de tratamento da roupa, pode ver televisão, ler revistas e jornais num balcão bastante luminoso concebido para tal, não faltando até um recanto onde os mais pequenos se podem divertir e brincar. “As pessoas não virão aqui só executar uma tarefa. Quero que possam espairecer um pouco e se sintam aqui bem, de costas voltadas para as máquinas.”
A aposta, diz a amoreirense, Lídia Pato, prende-se com o regresso às origens, depois de duas décadas ligada à indústria, onde assumiu cargos de direção de produção e direção industrial e geral no distrito de Aveiro, Viseu e Leiria. Por razões familiares, decidiu “voltar às raízes e estar mais perto da família”, encontrando nesta área uma oportunidade de “investir e de criar o meu próprio negócio”, mas porque “percebi que, no concelho, a oferta deste serviço é pouca e havia um nicho de mercado que procurava não só lavandaria mas engomadoria e pequenos arranjos”. Por outro lado, o cliente – graças a uma parceria com outra empresa – pode aqui deixar peças para limpeza a seco.
Um investimento significativo em equipamentos modernos mas bastante práticos, intuitivos e logo simples de utilizar. As máquinas – que colocam de forma automática o detergente, o amaciador e o desinfetante – funcionam através de uma central de pagamento. Promoções, happy hours (em determinadas horas do dia), e descontos através da fidelização “cartão de cliente” são alguns dos atrativos, com direito a descontos nas lavagens e secagens. O cliente com cartão, em determinadas horas do dia (7h-9h e das 14h-16h) pode ainda ter um desconto adicional na lavagem.