Assine já


Mealhada

O amor esteve no ar com os idosos da Mealhada

Cerca de 25 casais de utentes de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho da Mealhada viveram uma tarde de afetos, no passado dia 14, com animação e alegria enquadradas na comemoração do Dia de são Valentim, um dia que, para muitos, foi uma novidade.

João Bernardo e Maria do Céu Costa estão casados há 62 anos. Não se recordam de alguma vez terem celebrado o Dia dos Namorados, mas gostaram desta tarde diferente, que passaram no restaurante “A Prova dos Novos”, na Pampilhosa. Puderam, assim, fugir à rotina, que, neste caso, se tornou mais complicada desde que Maria do Céu sofreu um AVC e João Bernardo se tornou seu cuidador. “Tirámos um bocadinho para nos distrair e divertir, é bom”, refere o utente do Centro Social de Ventosa do Bairro.ambém António Morais e Arlete Rodrigues, casados há 58 anos, saúdam um dia que nunca assinalaram antes. “Temos agora essa oportunidade, podemos distrairmo-nos um bocadinho”, refere António.

Maria Dulce, de 61 anos, e José Matias, de 86 anos, são amigos mais recentes. Partilham a companhia e alegrias, recordam outras diversões e bailes, mas não se lembram de algum dia ter festejado o São Valentim. “Não se usava nada disto, mas é muito agradável”, sublinha Maria Dulce, utente do Centro Social de Casal Comba. Na festa participaram ainda alguns utentes, muito animados, da APPACDM de Anadia – Centro de Santo Amaro, Casal de Comba.

A comemoração deste dia faz parte do plano de atividades do Setor Social da Câmara Municipal da Mealhada, no âmbito da Rede Social, e procura, precisamente, proporcionar momentos de lazer, de partilha de novas experiências e de convívio aos utentes, celebrando os afetos e os sentimentos.