O Governo vai propor a criação de um dia de luto nacional pelas vítimas de violência doméstica e de violência contra as mulheres, a ser assinalado a 7 de março.
A proposta é da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, e vai chegar ao Conselho de Ministros para que decrete este dia. “Esse dia é um dia em que nós devemos, não apenas homenagear as vítimas, não apenas solidarizarmo-nos com as famílias, mas também todos, coletivamente, renovarmos o nosso propósito de continuar este combate e de todos, coletivamente, podermos responder”, defendeu a governante, anunciando que essa proposta será feita já esta quinta-feira, naquela reunião.
Mariana Vieira da Silva defendeu que não se deve desvalorizar a “dimensão simbólica” de consciencializar a sociedade portuguesa para este tema, sublinhando que é essa consciencialização que está na base da capacidade de resposta.
A ministra destaca o combate à violência doméstica como “uma tarefa de todos e de toda a sociedade”, a começar por combater a banalização e a indiferença em relação ao fenómeno.