Assine já
Aveiro // Região  

Ria de Aveiro desaguou na BTL

A CIRA (Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro) deu a conhecer, na sexta-feira, dia 15 de março, durante a BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), a estratégia turística transversal aos 11 municípios e que visa a criação de um destino turístico único alicerçado na marca Ria de Aveiro.

A apresentação decorreu no espaço da Turismo Centro de Portugal (TCP), na BTL, que decorreu entre 13 e 17 de março, nas instalações da Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações.

Joaquim Batista, da CIRA, explicou que a presença de tantos autarcas da região mostra a vontade de desenvolver uma estratégia coletiva. “A promoção do território em Aveiro é uma consciência coletiva há muito tempo. Cada um por si não conseguirá comunicar, ou construir produto que tenha dimensão e importância capaz de gerar atratividade ao território e isso levou os municípios a pensar em conjunto, para trabalhar em equipa”, referiu, frisando ter a região de Aveiro “elementos identitária que serão inconfundíveis.”
Para este responsável, “só construindo uma estratégia coletiva, agarrada e alicerçada no que são os elementos identitários de uma região é que a região de Aveiro se pode afirmar, sendo a Ria o elemento que todos liga de forma geográfica e emocional.

Pedro Machado, presidente do TCP, em declarações ao JB, afirmou que a Região Centro continua na crescer no Turismo: “crescemos em 2017, em 2018 e em 2019 estamos com indicadores extraordinários”. O crescimento no mercado interno mantém-se e este ainda representa 55% do mercado; e ao nível do mercado externo passou-se, numa década, de 30% para 50% na procura, destacando-se os mercados emergentes. “Sempre tivemos a Espanha a França e a Itália como mercados tradicionais e, hoje, temos o Brasil, os EUA e a Ásia (Coreia do Sul, Vietname, e Filipinas) por causa do turismo religioso, o que nos vai dar a garantia de poder estruturar produtos novos – o turismo religioso que foi durante muitos anos alavancado em Fátima, hoje, tem no judaico uma manifestação de crescimento extraordinário”, frisou Pedro Machado.

Reportagem completa na edição de 21 de março 2019 do JB