O Jornal da Bairrada realiza o seu X Jantar-Conferência, desta feita direcionado ao setor da Cerâmica. “Cerâmica, o Coração da Bairrada” é o tema deste evento, organizado pelo Jornal da Bairrada em parceria com o Município de Oliveira do Bairro e que está agendado para 11 de abril, na Residencial Estância, em Oliveira do Bairro.
Os grandes desafios deste setor de atividade abraçam um leque alargado de questões. Nesta primeira conferência, queremos abordar o conceito de economia circular, que mais não é do que um conceito que assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia. Substituindo o conceito de fim-de-vida da economia linear, por novos fluxos circulares de reutilização, restauração e renovação, num processo integrado, a economia circular é vista como um elemento chave para promover a dissociação entre o crescimento económico e o aumento no consumo de recursos, relação até aqui vista como inexorável. De que forma está a ser aplicada a economia circular no setor da cerâmica?
Contamos, neste conferência, com intervenções de diferentes oradores: José Luís Sequeira, presidente da APICER – Associação Portuguesa das Indústrias da Cerâmica e Cristalaria; Marisa Almeida, responsável pela Unidade de Ambiente e Sustentabilidade do Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV); e Conceição Carvalho, da CCDR Centro (Responsável pelas áreas do Conhecimento, Inovação e Competitividade do PO da Região Centro – Centro 2020).
No mesmo dia, a edição do Jornal da Bairrada incluirá um Suplemento dedicado ao tema, que será distribuído a todos os empresários e outros convidados presentes.