Assine já
Oliveira do Bairro // Sociedade  

O. do Bairro: Aprovada a adjudicação da unidade de saúde da união de freguesias

A nova Unidade de Saúde Familiar da União de Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa, no concelho de Oliveira do Bairro, está mais perto de ser uma realidade.

O Executivo Municipal aprovou esta quinta-feira, 13 de agosto, em Reunião de Câmara, a adjudicação e minuta de contrato da empreitada de “Execução da Unidade de Saúde Familiar da União de Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa”.

De acordo com Duarte Novo, presidente da Câmara Municipal, “ultrapassada esta fase, vamos agora enviar o contrato para o Tribunal de Contas, cumprindo a legislação em vigor, para depois se poder avançar com os trabalhos”.

A unidade de saúde da União das Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa será construída entre os lugares de Sobreiro e Caneira, sendo o investimento suportado integralmente pelo orçamento municipal.

Relativamente à construção da nova Unidade de Saúde Familiar da Palhaça, o autarca de Oliveira do Bairro explicou que “o processo está igualmente a avançar, embora com procedimentos diferentes, tendo em conta que esta é financiada por fundos comunitários”.

O investimento municipal nestes dois equipamentos de saúde ronda os 1,9 milhões de euros (IVA incluído), sendo que a unidade de saúde da Palhaça vai contar com financiamento de fundos comunitários no valor de 434 mil euros, já previstos no âmbito do Pacto de Desenvolvimento e Coesão Territorial da Região de Aveiro. Este equipamento ficará localizado junto ao Polo Escolar da Palhaça.

Recorde-se que os projetos de execução das Unidades de Saúde Familiar da Palhaça e da União de Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa foram aprovados pelo Executivo Municipal de Oliveira do Bairro, no passado dia 9 de janeiro.

Duarte Novo, explicou na altura que ambos os projetos apresentam como objetivo a “consolidação dos cuidados de saúde primários e de proximidade nas duas freguesias, com equipamentos dotados de meios físicos, tecnológicos e humanos capazes de darem uma resposta com qualidade a toda a população”.